Empresa do ABC Paulista fecha o ano de 2020 com aumento de 372% em vendas de pratos de tiro esportivo

Principal fabricante nacional do produto, a Usina Anchieta vendeu mais de 640 mil unidades para clubes de tiro em 14 Estados do Brasil

Há mais de meio século, a indústria química Usina Anchieta, com sede em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, é fabricante de impermeabilizantes, vedantes, asfalto entre outros produtos derivados do Alcatrão e Petróleo. Há alguns anos, a empresa detectou, por meio de pesquisa de mercado, a demanda por Prato de Tiro ao Alvo. Para atender a esse nicho, investiu em equipamentos de última geração garantindo a fabricação de um produto de altíssima qualidade.

Mesmo com a pandemia do Covid-19, a venda dos pratos para tiro esportivo fabricados pela Usina Anchieta fechou 2020 com crescimento de 372% em relação ao ano passado. “Esse percentual de crescimento de vendas poderia ter sido maior se houvesse a redução da carga tributária. Hoje são 41,65% de imposto direto, além do Imposto de Renda e os encargos trabalhistas, o que inviabiliza produzirmos na capacidade máxima. Esta situação demonstra a urgência da reforma tributária”, explica Marcelo Crepaldi, Diretor da empresa.

Principal fabricante nacional desse produto, a Usina Anchieta tem capacidade para produzir 1 milhão de unidades por mês. Fabricados nas cores laranja e branco para as modalidades de tiro esportivo Trap, Fossa Olímpica, Fossa dupla, Skeet, o prato da Usina Anchieta é homologado pela Confederação Brasileira de Tiro desde setembro de 1996.

Os clubes de tiro espalhados pelo Brasil são os principais compradores do produto. Em 2020, os pratos de tiro da Usina Anchieta foram vendidos para 41 cidades, distribuídas em 14 Estados do Brasil.

Mercado de Tiro ao Prato no Brasil

O esporte do tiro ao prato vem crescendo e ganhando adeptos. Estima-se hoje por volta de 450 mil caçadores, atiradores e colecionadores, de acordo com a CAC Brasil, primeira associação nacional de armas, sem fins lucrativos, que apoia e promove o esporte do tiro e a legítima defesa, difundindo informação, orientação e reconstruindo a cultura das armas.

Segundo o vice-presidente da Liga Nacional de Tiro ao Prato, Trap Americano, Acir Mores Edling, a Liga tem 100 clubes de tiro esportivo filiados e calcula-se mais 50 sem filiação. O consumo de pratos por ano gira em torno de 7 milhões de unidades, sendo que considera-se um índice de 10% de quebra conhecido como “No Bird” (prato ilegal que quebra mesmo antes de ser lançado sem que o atirador tenha pedido). Com essa perda, o consumo de pratos lançado e atirados é em média de 6 milhões e 300 mil unidades por ano.

Sobre a Usina Anchieta 

Fundada em 1966 pelo empreendedor Pedro Manzini, a Usina Anchieta é fabricante de impermeabilizantes (linha Mastic Weda®), vedantes, asfalto entre outros produtos derivados do Alcatrão e Petróleo há mais de 50 anos. Localizada na cidade de São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo, em uma área de 11.380 mil metros quadrados, atende aos mercados de todo o Brasil, inclusive, com capacidade para exportar para o Mercosul. Entre os segmentos atendidos estão o da construção civil, siderurgia, fundição e o químico.

Para mais informações acesse o site www.usinaanchieta.com.br e também as redes sociais https://www.instagram.com/usinaanchieta/ e https://www.facebook.com/usinaanchieta/.

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