São Caetano elege novo Conselho de Cultura

No último sábado, 06/11, São Caetano do Sul elegeu os novos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Política Cultural (Concult). A votação, aberta a todos os munícipes com título eleitoral local, aconteceu na Estação Cultura, que fica no piso superior do terminal rodoviário, no centro da cidade.

No total, foram apurados 869 votos, dos quais 839 válidos e 30 nulos. Foram eleitos nove representantes da sociedade civil, por segmento: artes visuais, audiovisual, culturas tradicionais, dança, diversidade cultural, literatura, música, patrimônio e memória, e teatro; e sete suplentes. Não foram designados suplentes para os segmentos “culturas tradicionais” e “diversidade cultural” por falta de candidatos inscritos.

Segundo a secretária de Cultura de São Caetano do Sul, Liana Crocco, “é gratificante presenciar uma eleição com a participação de quase 900 pessoas dispostas a pensar em Cultura e a se interessar pelas políticas públicas nessa área em nossa cidade. É o que norteia a construção de uma gestão democrática e participativa.”

Os conselheiros eleitos são:

Titulares

Dorival Zucatto (Artes Visuais)

Elisa Alves (Música)

Elô Gelfuso (Teatro)

Graciela Visidório (Dança)

João Paulo Bugalu (Culturas Tradicionais)

Marcelo Matos (Audiovisual)

Morango Diversidade (Diversidade Cultural)

Mosavi Ribeiro (Patrimônio e Memória)

Piedade Coelho (Literatura)

Suplentes

Cristina Morales (Dança)

Fernando Santos da Silva (Literatura)

Lucas Lopes (Audiovisual)

Mariana Zenaro (Patrimônio e Memória)

Pedro Bizelli (Música)

Rondinely Lima (Teatro)

Soll Domingues (Artes Visuais)

Em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida (Sedef), a eleição, organizada pela Secretaria de Cultura (Secult), contou com a presença da intérprete de Libras Alice Stephanie Ramos durante todo o expediente. A Estação Cultura, além disso, é totalmente acessível, com rampa de acesso lateral, extensa área externa, salas amplas e arejadas, o que possibilitou a participação de eleitores cadeirantes e com mobilidade reduzida.

Prezando pela lisura e transparência do pleito, os candidatos puderam acompanhar a votação in loco e assistir à apuração dos votos. A diplomação e posse dos eleitos está programada para o dia 04/12, durante a Conferência Municipal de Cultura, na Estação Cultura.

O mandato é para o biênio 2021-2022. O Decreto Municipal n. 11.681/2021 suspendeu a realização do processo eleitoral com a data do pleito prevista inicialmente para o dia 10/04, por força do agravamento da crise sanitária em todo o País pela Covid-19, prorrogando o mandato dos conselheiros nomeados em fevereiro de 2019.

Concult

A função de conselheiro é voluntária e não remunerada, com mandato de dois anos, permitida uma reeleição. Formado por 14 membros titulares – cinco do Poder Público e nove representantes da sociedade civil – e seus respectivos suplentes, o Conselho de Cultura é um órgão vinculado à Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul, destinado a institucionalizar a relação entre a Administração Municipal e os setores da sociedade civil ligados à Cultura. Cabe ao Concult participar da elaboração e do acompanhamento da política cultural da cidade, nos termos da Lei 4.904/2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *