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São Caetano vai restringir Tarifa Zero exclusivamente para moradores da cidade

Tarifa Zero realiza ajustes nas linhas Santa Maria e Ligação Fórum/Santa Maria para atender moradores de São Caetano
São Caetano vai restringir Tarifa Zero exclusivamente para moradores da cidade. Foto: Divulgação

 

O sistema de transporte público de São Caetano do Sul passará por uma reformulação profunda no início do próximo ano. O prefeito Tite Campanella (PL) confirmou que enviará à Câmara Municipal um projeto de lei para restringir o programa Tarifa Zero apenas aos moradores do município. Com a medida, usuários de outras cidades voltarão a pagar passagem, com valor estimado em R$ 4.

Em entrevista ao Diário do Grande ABC, o chefe do Executivo argumentou que o modelo atual, implementado pela gestão anterior em novembro de 2023, é insustentável. Segundo Tite, o programa foi lançado sem planejamento adequado, gerando um custo anual de R$ 50 milhões integralmente custeados pela prefeitura, além de causar a queda na qualidade do serviço.

O peso financeiro e a falta de planejamento

O prefeito classificou como um “equívoco” o uso de impostos municipais para subsidiar o transporte de quem não reside na cidade. Estudos recentes da administração apontam que, das 80 mil viagens diárias, cerca de 40 mil (50%) são realizadas por visitantes.

“As empresas não pagam mais vale-transporte para São Caetano. Não existe um financiamento público para isso”, lamentou o prefeito, classificando a situação como fruto de um “descalabro administrativo”.

Com a restrição do benefício apenas aos munícipes, a expectativa é que os cofres públicos economizem até R$ 15 milhões por ano.

Reconhecimento facial e tecnologia

Para garantir que apenas os moradores utilizem a gratuidade, a Prefeitura implementará um sistema de reconhecimento facial nas catracas. A base de dados será composta pelos cadastros de programas municipais já existentes.

  • Como funcionará: Quem ainda não tiver registro poderá realizá-lo de forma simplificada pelo próprio celular.
  • Prazo: A previsão é que a cobrança para não residentes e o novo sistema de controle comecem a operar em março de 2026.

Melhoria do serviço e volta de itinerários

Além da questão financeira, Tite Campanella destacou que o excesso de demanda tornou os ônibus “insalubres”, prejudicando públicos prioritários como idosos e gestantes. Como parte da reforma, as linhas que sofreram alterações polêmicas durante este ano retornarão aos seus trajetos originais.

O prefeito também projetou melhorias futuras, como a inclusão de ônibus elétricos com ar-condicionado na frota, embora tenha ressaltado que essa substituição ocorrerá a longo prazo, conforme a disponibilidade orçamentária.

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