CidadesNotícias

Smart Sanca Lilás atua em dois casos de violência doméstica em 72 horas em São Caetano

Smart Sanca Lilás atua em dois casos de violência doméstica em 72 horas em São Caetano
Smart Sanca Lilás atua em dois casos de violência doméstica em 72 horas em São Caetano. Foto: Divulgação

 

O Smart Sanca Lilás, serviço dedicado a vítimas de violência doméstica dentro do Smart Sanca – Centro de Inteligência, Segurança e Emergências da Prefeitura de São Caetano, foi determinante para impedir o descumprimento de uma ordem de restrição no Bairro Santo Antônio e para resolver uma agressão a uma mulher no Bairro São José .

Na tarde de segunda-feira (8/12), uma mulher moradora do Bairro Santo Antônio que já havia ingressado na Justiça contra um homem e havia recebido o Botão de Emergências do Smart Sanca Lilás acionou o dispositivo. Rapidamente, equipes do Smart Sanca alertaram a GCM (Guarda Civil Municipal), que foi até o endereço cadastrado para cumprir a diligência.

No local, agentes da ROTAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) encontraram esse homem nas proximidades do endereço. Depois de pesquisa nos bancos de dados, foi encontrada série de antecedentes criminais contra o rapaz, inclusive a medida protetiva válida. Todos foram conduzidos para a Delegacia Sede de São Caetano, e ele ficou à disposição da Justiça.

Esse foi o segundo acionamento do Botão de Emergências do Smart Sanca Lilás nos últimos três dias. No sábado (6/12), outra ocorrência foi atendida graças ao alerta emitido pelo Smart Sanca no Bairro São José. Durante patrulhamento, equipes da ROTAM e da ROMU (Rondas Ostensivas Municipais) foram enviadas após o sistema detectar novo acionamento do botão do pânico.

Ao chegar ao local, a GCM encontrou a vítima, que apresentava necessidade de atendimento médico. Ela foi encaminhada à UPA e, posteriormente, conduzida ao DP Sede junto ao agressor. A agilidade do serviço impediu que houvesse uma tragédia ainda maior.

Lançado no mês passado, o Smart Sanca Lilás é uma das ferramentas mais avançadas e efetivas de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica em São Caetano. Integrado ao Smart Sanca, o sistema reúne tecnologia de monitoramento, análise em tempo real e o uso do Botão de Emergências — recurso que permite à vítima acionar ajuda imediata com apenas um toque. Essa estrutura garante uma resposta ágil da GCM e demais forças de segurança, prevenindo a reincidência de agressões e fortalecendo a rede de proteção da cidade.

Mais do que um recurso tecnológico, o Smart Sanca Lilás representa uma política pública permanente e estruturada, voltada ao cuidado, acolhimento e segurança das mulheres. Ele integra forças de segurança, serviços de assistência e protocolos especializados.

O post Smart Sanca Lilás atua em dois casos de violência doméstica em 72 horas em São Caetano apareceu primeiro em ABCD Jornal.

Conteúdo Externo:O Portal ABC contém conteúdo importado automaticamente através de RSS/Feed de distribuição gratuita de outros portais de conteúdo da região do grande ABC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *