CidadesPolítica

Tarcísio alfineta Lula ao celebrar prisão de Maduro: “Venezuela vencendo a esquerda”

Tarcísio alfineta Lula ao celebrar prisão de Maduro: "Venezuela vencendo a esquerda"
Tarcísio alfineta Lula ao celebrar prisão de Maduro: “Venezuela vencendo a esquerda”. Foto: Divulgação

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), manifestou-se publicamente neste sábado (3) sobre a captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, por forças militares dos Estados Unidos. Em tom de forte crítica ao Palácio do Planalto, Tarcísio celebrou a queda do líder venezuelano e aproveitou para disparar contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em vídeo publicado em suas redes sociais, o governador classificou a imagem de Maduro detido como “simbólica” e descreveu o político venezuelano como um “ditador cruel e corrupto”. Para Tarcísio, a ação militar liderada pelo governo de Donald Trump abre uma “janela de esperança” para o povo vizinho.

Críticas à Lula

O ponto central do discurso de Tarcísio foi a responsabilização de aliados internacionais pela manutenção de Maduro no poder. Sem citar o nome de Lula diretamente em alguns trechos, mas utilizando imagens do petista cumprimentando Maduro, o governador afirmou que a ditadura só perdurou devido ao “apoio explícito de quem insistiu em chamar um ditador de companheiro”.

A declaração faz referência direta ao histórico de proximidade entre o PT e o regime chavista, embora o governo brasileiro tenha adotado uma postura de distanciamento e crítica após as suspeitas de fraude nas eleições venezuelanas de 2024.

Tom Eleitoral para 2026

Ao final de sua manifestação, Tarcísio de Freitas nacionalizou o debate e deu um tom de campanha para as próximas eleições presidenciais no Brasil.

“Que 2026 comece agora e marque o início de um novo tempo para o povo venezuelano. A Venezuela agora está vencendo a esquerda. E no final do ano, o Brasil também vence”, declarou o governador.

Contexto Internacional

A reação de Tarcísio ocorre em um momento de extrema tensão diplomática. Enquanto o governador paulista comemora a intervenção, o presidente Lula condenou o ataque norte-americano, classificando a operação militar em Caracas como uma violação da soberania e uma ação que “ultrapassa a linha do aceitável” nas relações internacionais.

A operação, detalhada pelo presidente Donald Trump a partir de Mar-a-Lago, resultou na captura de Maduro e de sua esposa, Cilia Flores. Ambos foram levados para Nova York em um navio de guerra. Trump anunciou que os EUA assumirão a administração interina do país e de seus recursos petrolíferos, descartando, em um primeiro momento, a entrega do poder à líder oposicionista e Nobel da Paz, María Corina Machado.

O post Tarcísio alfineta Lula ao celebrar prisão de Maduro: “Venezuela vencendo a esquerda” apareceu primeiro em ABCD Jornal.

Conteúdo Externo:O Portal ABC contém conteúdo importado automaticamente através de RSS/Feed de distribuição gratuita de outros portais de conteúdo da região do grande ABC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *