Consenso à vista Tite aceita abrir mão de indicar nome do presidente da FUABC, mas de olho no vice

A disputa pela presidência da Fundação do ABC (FUABC) ganhou um novo e decisivo capítulo na noite desta sexta-feira (28/11). Em um movimento que pode destravar o impasse com os prefeitos de Santo André e São Bernardo do Campo, o prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella, sinalizou que pode abrir mão do direito de indicar o nome para a presidência da Fundação, desde que lhe seja garantida a indicação para a Vice-Presidência.
A Fundação, que administra equipamentos de saúde cruciais como o Hospital Mário Covas e o Centro Hospitalar Municipal (CHM) de Santo André, encontra-se em um foco de tensão política após Campanella entrar em rota de colisão com o consenso estabelecido pelos demais prefeitos da região do ABC em torno de outra indicação.
O Impasse e a Condição de Tite
Campanella tem reafirmado publicamente que, seguindo o rodízio histórico, São Caetano do Sul tem o direito de indicar o próximo presidente da FUABC. Em entrevista, ele reforçou a posição, mas abriu uma porta para um acordo.
“E acho que a partir do momento que você abre mão da indicação para um nome do governo do Estado (para presidente), a preferência (da vice) tem que ser a indicação da cidade (São Caetano)”, afirmou.
Não Recondução do Atual Diretor: Posição Inegociável
Apesar da flexibilização em relação à presidência, Campanella manteve uma exigência “muito forte e consolidada” e que parece ser inegociável: a não recondução do atual diretor, Dr. Luís Mário. O prefeito justificou a posição em nome da saúde institucional da FUABC e da necessidade de rotatividade, citando que o diretor está no cargo há 8 anos, sendo que o mandato é de apenas dois anos.
“A gente tem outra posição muito forte, consolidada, que é da não recondução do Dr. Luís Mário para a diretoria. […] Ele tá lá há 8 anos. Eu acho que não é saudável ninguém ficar dentro de uma instituição, cujo o mandato é de dois anos, você fica lá 8,” pontuou Campanella.
Conflito com a Tese do Consenso
A proposta de Campanella se chocou nesta semana com o consenso anteriormente noticiado. Os prefeitos de Santo André, Gilvan Ferreira, e de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima, alinharam-se para apoiar o nome de Aldemir Humberto Soares, Coordenador de Serviços de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em um movimento claramente apoiado pelo Governador Tarcísio de Freitas.
Campanella, por sua vez, havia indicado o nome de Ricardo Carajeleascow. Questionado sobre a lógica do consenso agora, o prefeito de São Caetano afirmou que, caso o nome do Governo do Estado (Aldemir Soares) seja aceito para a presidência, a vice-presidência caberia à sua indicação (Ricardo Carajeleascow).
A expectativa agora é sobre a reação dos prefeitos de Santo André e São Bernardo do Campo à proposta de Tite Campanella, que busca garantir uma posição estratégica na gestão da Fundação em nome de um consenso que resolva o impasse.
O post Consenso à vista Tite aceita abrir mão de indicar nome do presidente da FUABC, mas de olho no vice apareceu primeiro em ABCD Jornal.
Conteúdo Externo:O Portal ABC contém conteúdo importado automaticamente através de RSS/Feed de distribuição gratuita de outros portais de conteúdo da região do grande ABC.
