Oficina de luthieria e encontro online sobre backstage estreiam no Youtube; atividades são gratuitas

Projetos foram contemplados com recursos da Lei Aldir Blanc (14.017/2020) em São Caetano do Sul

Nesta quinta-feira, 27, às 21h, tem início a “Oficina de manutenção de instrumentos musicais e o mundo da Luthieria”, com Rafael Fuzaro, pelo Youtube da Infuza Luthieria. Serão cinco encontros diários. O curso é gratuito e não requer inscrição prévia. Confira a programação:

27/05: Na prática – regulagem básica de um instrumento de cordas

28/05: Uma breve história da luthieria

29/05: Raio X de um instrumento musical

30/05: Dicas de manutenção básica

31/05: Mercado de trabalho

O workshop é direcionado a instrumentos populares de cordas, tais como violão, contrabaixo, guitarra, viola caipira, cavaquinho e bandolim, área de especialização de Rafael Fuzaro. “A intenção é fornecer ferramentas para tornar o artista, profissional ou não, e o seu instrumento musical, aliados. É o cuidado com o aparelho. Quando o músico tem um instrumento bem regulado em mãos, com a manutenção em dia, vai ter um desempenho muito melhor ao tocar, gravar, se apresentar em um show,” explica o luthier.

Backstage

Já na segunda-feira, 31, vai ao ar o encontro virtual “Backstage: Como acontece um show musical”, às 18h, pelo canal “Fuzarolandia” no Youtube. A partir de depoimentos de profissionais que são referência no segmento, Rafael Fuzaro, que também é produtor de eventos, tece um panorama sobre a cadeia produtiva do show business.

Os convidados e os assuntos abordados são: Otavio Argento (empresariamento artístico), Marcio Papalardi (produção executiva), Mari Tabisa (produção técnica), Fernando Yamamoto (técnica de som) e Lirinha (Roadie – é quem executa a pré produção de um show, preparando o palco e fornecendo todo o suporte necessário aos músicos).

Ambos os projetos foram aprovados pelo edital da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), de premiação a atividades de cunho artístico e cultural com recursos da Lei de auxílio emergencial ao setor. As atividades ficarão disponíveis no canal da Infuza Luthieria e no “Fuzarolandia”, no Youtube.

“Em março do ano passado estava com agenda fechada de eventos para os três meses seguintes e foi tudo cancelado. Além da ajuda financeira, a realização das contrapartidas aos editais da Secult com a verba da Lei Aldir Blanc tem influenciado na divulgação do meu ofício como luthier e como agente cultural. Os projetos representam hoje uma oportunidade de aliar o que foi proposto pelos editais da Secult ao meu trabalho cotidiano”, considera Fuzaro.

Conheça os trabalhos aprovados com os recursos da Lei Aldir Blanc em São Caetano pelas redes sociais da Secult: facebook.com/agendaculturalscs, instagram.com/secultscs e youtube.com/secultscs, ou por meio do Mapa Cultural: mapacultural.saocaetanodosul.sp.gov.br/projeto/3845.

Foto: Rafael Fuzaro. Arquivo pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.