Programa ‘Oficinas Culturais’ de São Caetano do Sul recebe inscrições para 38 cursos remotos e presenciais gratuitos

Para participar, é preciso preencher o formulário no link:
https://forms.gle/Ac7MNqRJvh4XCkPXA

Estão abertas as inscrições para o programa “Oficinas Culturais” da Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano do Sul (Secult). O prazo é até 9 de junho. As primeiras turmas começam no dia 14 de junho. São 38 cursos de artesanato, teatro, dança, literatura, música, fotografia, pintura, gestão cultural, dentre outros, para todos os públicos: crianças, adolescentes, adultos e idosos. As oficinas têm duração de três a seis meses.

Para participar, é preciso se inscrever por meio do link: https://forms.gle/Ac7MNqRJvh4XCkPXA. Será dada prioridade a quem for munícipe. Não é cobrada taxa de matrícula. A relação de cursos disponíveis, bem como as datas e horários de cada turma com os nomes dos professores, está disponível no formulário de inscrição.

O programa é formado por aulas presenciais, na Estação Cultura: Rua Serafim Constantino s/n, Centro (piso superior do terminal rodoviário Nicolau Delic) e por aulas online, por intermédio das plataformas Classroom e Meet, do Google. As atividades são gratuitas e cada aluno pode se inscrever em até dois cursos. Para as atividades remotas, o ingressante receberá por e-mail o convite da Sala de aula/Meet. Os participantes precisam ter conta no Gmail para o acesso às atividades virtuais.

“O programa Oficinas Culturais tem um grande interesse econômico para a cidade. É a retomada da geração de renda, da volta ao trabalho, da volta à criatividade. A Estação Cultura está sendo reformulada para receber, da melhor maneira possível e com toda a segurança, os professores que retornam com as aulas presenciais e os seus alunos”, declara Liana Crocco, responsável pelo expediente da Secretaria de Cultura.

Encontro

Na quarta-feira (26/5), em um encontro no teatro Santos Dumont, que contou com a presença do prefeito em exercício Tite Campanella, do vereador Gilberto Costa e da responsável pelo expediente da Secult, Liana Crocco, os professores receberam orientações gerais sobre o programa e sobre o método de trabalho para as aulas remotas e presenciais, bem como assinaram os contratos de prestação de serviços junto à municipalidade. Os que não estiveram presentes participaram de reuniões virtuais no dia 27 de maio com a Secult.

Flavia Garcia é professora de Ballet Clássico Infantil. Em 2018, dava aulas para os alunos da Escola Municipal de Bailado “Laura Thomé”. Pelo programa Oficinas Culturais, atuou na Estação Cultura em 2019 e com ensino remoto, em 2020:

“As aulas ajudam no desenvolvimento de habilidades motoras, criativas, psicológicas e, até mesmo, para desenvolver novos hábitos de vida, mantendo os alunos sempre se exercitando. Espero que as Oficinas Culturais 2021 possam ajudar as crianças a continuar firmes neste momento difícil que estamos enfrentando, mantendo-as conectadas por meio da arte e da cultura”, relata a oficineira.

Há 12 anos ministrando cursos para o Fundo Social de Solidariedade de São Caetano do Sul, Cristiane Rosa é professora de Texturas e pinturas em parede e de Técnicas de Restauração de Móveis. Ela dará aulas presenciais na Estação Cultura e ressalta a importância da experiência sensorial do aluno:

“A prática, no local, é importante para que o aluno coloque a mão na massa, literalmente. Para o curso Texturas e pinturas, a pessoa vai aprender a manusear instrumentos, a trabalhar a espessura da massa, a produzir efeitos. Vou oferecer o meu melhor para que ela possa desempenhar o trabalho tanto em casa, como para ganhar dinheiro, tornando a atividade um ofício”.

Prática cultural

No último ano, a Estação Cultura teve o seu espaço remodelado, com reparos e melhorias nas instalações, e está preparada para acolher aos oficineiros e ingressantes no programa Oficinas Culturais 2021 com toda a segurança, respeitando as normas do Plano São Paulo, do Governo do Estado, e demais protocolos sanitários vigentes no município, para evitar o contágio e a disseminação da Covid-19.

Os cursos do programa Oficinas Culturais de São Caetano do Sul oferecem gratuitamente ao munícipe a oportunidade de qualificar-se, atualizar-se, enriquecer sua experiência de vida e formação participando de atividades de prática cultural, lazer, fruição e socialização.

Para mais informações, entre em contato por e-mail: cultura@saocaetanodosul.sp.gov.br ou telefone: 4232-1237. Acompanhe a Secult nas redes sociais: Agendaculturalscs (Facebook) e Secultscs (Instagram e Youtube).

Cursos

Artes visuais: Pintura em tela (presencial), Pintura em Tela nível intermediário, Texturas e pinturas em parede (presencial), Técnicas de restauração de móveis (presencial), Origami iniciante, Origami intermediário e Desenho básico (presencial, com início em julho).

Audiovisual: Profissão Youtuber, Cinema/Audiovisual para iniciantes e Linguagem televisiva.

Artes cênicas: Corpo e voz diante das câmeras, Jogos teatrais (início em agosto) e Dramaturgia (início em agosto).

Artesanato: Pintura em Tecido, Macramê, Feltro, Arte em pedraria (presencial) e crochê criativo (presencial).

Dança: Dançaterapia (com início em julho), Ballet clássico infantil, Ballet juvenil, Ballet clássico adulto, Jazz dance, Dança contemporânea, Fit dance, Dança do ventre e Dança de salão.

Gestão cultural: Elaboração de projetos culturais.

Literatura: Projeto Memórias, e Desenho e história em quadrinhos.

Música: Violão (presencial), Violão nível intermediário (presencial, com início em julho), Flauta doce (presencial, com início em julho), e Canto e coral para Terceira Idade (presencial, com início em julho).

Tradições Culturais, Manifestações populares: Memórias culturais – Se (re)encantando pela vida e Vem brincar.

Cultura transversal: Desenho e criação de moda e Meditação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *