Campeão brasileiro de natação é de Santo André

Entre os dias 30 de novembro e 17 de dezembro, o atleta Enzo Ponteli Cunha, categoria Infantil 2, do Sesi São Paulo, participou do Campeonato Brasileiro Infantil de natação – Maurício Bekenn, na cidade de Colombo, no Paraná e do Campeonato Paulista – XVIII Troféu Major Sylvio de Magalhães Padilha, em Bauru.

No primeiro subiu ao pódio cinco vezes, quatro delas no lugar mais alto para receber medalhas de ouro nos 100 metro peito – com a melhor marca pessoal de 1.08.46 e primeiro lugar no ranking Brasil, da CBDA – Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e Swim It Up! – e nos revezamentos 4×200 metros livre, 4×100 metros livre e 4×100 metros medley masculino; também garantiu medalha de prata nos 4×100 medley misto.

Uma semana depois, no Campeonato Paulista garantiu mais seis medalhas, sendo, três de prata – 200 metros peito, revezamento 4×50 medley misto, 100 metros peito; uma de bronze nos 200 metros medley e duas de ouro nos revezamentos 4×50 metros livre e 4×50 metros medley masculino.

Durante esses campeonatos, Enzo fez suas melhores marcas pessoais e passou a ser chamado de o Bruxo, pois executa a técnica de filipina – movimento inicial do nado peito – em 17 metros, o que não é comum para a idade. Recentemente, foi elogiado pelos nadadores profissionais Raphael Rodrigues, do Sesi São Paulo, e João Gomes Júnior, do Pinheiros, durante encontro das três feras, na inauguração do Balneário Etiene Medeiros.

De acordo com o atleta, voltar para as competições após a pandemia, e como campeão brasileiro, foi consequência de muito foco e disciplina. “Não foi fácil. Com piscinas, academias e clubes fechados, as opções de treinos eram limitadas, porém procurei fazer o dobro de exercícios físicos em casa para minimizar as perdas. Costumo dizer que o esporte me salvou nesse período. Estou longe da melhor forma que eu planejei, mas agora é um passo de cada vez”, revela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *