Dupla de Santo André estreia no pódio na abertura do Catarinense de Rally Scherer 4×4

Gustavo Amorim e Débora Bonatti conquistaram o quarto lugar pela categoria Turismo

O Campeonato Catarinense de Rally Scherer 4×4 Carbon Free abriu a temporada de provas em 2020 no dia 7 de março em São Bento do Sul (SC). No total, mais de 40 veículos nas categorias de carros 4×4: Master, Graduado, Turismo e Light, além de UTVs e Quadriciclos, disputaram os primeiros pontos da competição estadual. A prova contou com 150 quilômetros de percurso, sendo 76 de trechos especiais cronometrados. Entre os destaques esteve a dupla de Santo André, formada pelo piloto Gustavo Amorim e pela navegadora Débora Bonatti, que conquistou o quarto lugar na prova pela categoria Turismo.

O percurso da prova incluiu duas etapas, iniciando em terrenos de reflorestamentos e piso seco. No final, os competidores foram desafiados em uma pista de veloterra na Fazenda Evaristo, em Rio Negrinho, e enfrentaram a maior adversária da prova de São Bento do Sul: a poeira. Ao final do desafio a cidade de Piratuba (SC) foi a grande vencedora do dia com campeões nas duas categorias destinadas aos competidores mais experientes. O piloto Leandro Riffel venceu na Master ao lado do navegador de Capinzal (SC), Michael Masson. Já a dupla de Piratuba formada pelo piloto José Andrade Junior e pelo seu filho, o navegador Bernardo Schafer, foi a campeã da Graduado.

Pela Turismo, as cidades de Tubarão (SC) e Caçador (SC) foram para o alto do pódio com o piloto Ramon Oliveira e o navegador e Diógenes Pegoraro, respectivamente. Na Light o município de Blumenau (SC) levou a melhor com a dupla formada pelo piloto Leandro Hadlich e pelo navegador Gustavo Pauli. Já no Quadriciclo o piloto Ricardo Santos, de Criciúma (SC), foi o grande campeão e iniciou a competição no topo da classificação geral.
Santo André no pódio da Turismo
O piloto Gustavo Amorim e a navegadora Débora Bonatti decidiram aprimorar suas técnicas no rally de regularidade em 2020 e apostar em novas provas. “Decidimos que a gente queria diversificar para ter um pouco mais de aprendizado dentro do que o rally pode nos oferecer. A gente vinha em uma cadência de fazer apenas provas da Mitsubishi, mas de uns anos pra cá resolvemos participar de outros campeonatos para ter experiências diferentes”, conta Débora.

Entre os campeonatos listados, a dupla decidiu participar do estadual catarinense, um dos mais disputados do Brasil. “Em especial a prova de São Bento do Sul foi muito legal. A gente já conhecia o trabalho do Alexandre Rech como diretor adjunto do Transcatarina e sabemos que as provas dele são muito bem medidas, técnicas e com pegadinhas. Então para nós foi muito legal porque a prova exigiu tanto do piloto, que tinha que fazer retomadas muito boas, respeitar velocidades altas, além das mudanças de médias bem legais, e também exigiu da navegação, principalmente na segunda etapa que tinha dois balaios (trechos mais difíceis e com pegadinhas), tanto no começo como no fim”, destaca a navegadora de Santo André.

Gustavo e Débora participam da categoria Turismo e conquistaram o quarto lugar no pódio de São Bento do Sul. A dupla aproveita o momento de aprendizado para passar dicas a outros competidores iniciantes no esporte através de um Canal no Youtube, o “Projeto Piloto”. A iniciativa também conta com um perfil no Instagram @canalprojetopiloto. “No começo a gente conseguiu ir bem e fizemos o balaio no tempo, mas no final na pistinha, no meio do poeirão, essa parte realmente pegou a gente e nós erramos uma tulipa (referência). Poderíamos ter ficado em primeiro na geral, mas por conta de um erro, por conta de um minuto, a gente se atrasou faltando dois minutos para terminar a prova. Realmente não deu pra nós, mas serviu de aprendizado”, detalha Débora.

De acordo com a navegadora da Turismo, a experiência na abertura do Campeonato Catarinense de Rally Scherer 4×4 Carbon Free serviu para mostrar onde a dupla ainda precisar se aprimorar. “A gente sabe que precisa melhorar bastante coisa na comunicação e na interação entre piloto e navegador. De maneira geral a gente gostou muito da prova porque percebemos uma coisa que a gente não vê isso na maioria dos rallys que a gente participa. A preocupação da organização com todos os detalhes, desde o momento da inscrição até o final do dia. O pessoal do Sul é muito acolhedor e é isso que faz a gente voltar cada vez mais para as provas da região”, encerra.

Ainda na categoria Turismo, outra dupla do estado de São Paulo chegou perto do pódio. O piloto Sérgio Maurano e a navegadora Adriana Maurano são da capital e conquistaram a sexta colocação na classificação geral. A dupla chegou a ficar em primeiro lugar na primeira parte da prova, mas fez uma sexta colocação na parte final do percurso.

A prova de São Bento do Sul foi a primeira no novo formato do Campeonato Catarinense em união com a Copa Scherer 4×4 Carbon Free. A organização iniciou a temporada mesclando as características das duas competições e ainda fazendo ajustes para melhoria do campeonato. Já na abertura da temporada pilotos e navegadores fizeram doações de cinco quilos de alimentos não perecíveis por dupla e plantaram mudas dentro do projeto “Carbon Free”, que promete neutralizar o carbono emitido pelos veículos plantando uma árvore a cada 100 quilômetros percorridos. Na primeira prova do ano o projeto foi realizado no terreno do Jeep Clube de São Bento do Sul.

Compromisso ambiental
A especificação Carbon Free está ligada ao compromisso ambiental dos competidores, organizadores e patrocinadores do Campeonato Catarinense de Rally Scherer 4×4. Todo o carbono emitido pelos veículos é neutralizado por meio do plantio de árvores nativas. A atividade na maioria das vezes é realizada ainda em meio à prova. A cada 100 quilômetros percorridos por veículo, a organização garante que uma árvore seja plantada.

Calendário 2020*

1ª Etapa: São Bento do Sul no dia 7 de março
2ª Etapa: Caçador no dia 18 de abril
3ª Etapa: Brusque (Fenajeep) no dia 13 de junho
4ª Etapa: Local em definição para prova do dia 17 de outubro
5ª Etapa: Local em definição para prova do dia 28 de novembro

* Datas sujeitas a alteração devido às medidas de segurança recomendadas pelo Ministério da Saúde com relação a pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Fique por dentro do Catarinense de Rally Scherer 4×4
Participe das atividades do Campeonato Catarinense de Rally Scherer 4×4 Carbon Free acompanhando a página e os grupos do Facebook. No Instagram a competição está presente com o perfil @catarinenserallyscherer e também conta com Canal no YouTube, acesse e assista as aventuras de um dos maiores estaduais de rally regularidade do Brasil.

O Campeonato Catarinense de Rally Scherer 4×4 Carbon Free tem supervisão da Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc) e da Federação Catarinense de Motociclismo (FCM). A organização é de West Eventos 4×4 Carbon Free e Trecho 1 Eventos e Promoções, com apoio do Jeep Clube de São Bento do Sul. O patrocínio master é de Scherer Autopeças, Trilha SC, GS 4×4 Performance, 3RS Confecções e Maxxis Pneus. O apoio é de Filtros Tecfil, Mahle Original, Sabó, Monroe Amortecedores, Tecnnic Eletrônica Industrial e Cervejaria Berg Bier.

Confira abaixo os pódios completos da prova de São Bento do Sul:

PÓDIO MASTER (Piloto/Navegador)
1. Leandro Rodrigo Riffel (Piratuba-SC) e Michael Masson (Capinzal-SC)
2. Rui Schmitz (Blumenau-SC) e André Lenger (Chapecó-SC)
3. Gustavo Schmidt (São José-SC) e Tiago Poisl (Gravataí-RS)
4. Flávio Roberto Kath (Blumenau-SC) e Rafain Walendowsky (Brusque-SC)
5. Deonilson Salla (Curitiba-PR) e Roberto Spessatto (Chapecó-SC)

PÓDIO GRADUADO (Piloto/Navegador)
1. José Andrade Junior e Bernardo Schafer Andrade (Piratuba-SC)
2. Milton Roberto Dresch (Estrela-RS) e Rafael Pinto (Curitiba-PR)
3. Dirceu Potrich (Ipira-SC) e Leonardo Menarim (Castro-SC)
4. Giovani de Mello (Porto Alegre-RS) e Fábio Conte (Joaçaba-SC)
5. Oscar José Schmidt e Oscar Schmidt Bisneto (São José-SC)

PÓDIO TURISMO (Piloto/Navegador)
1. Ramon Oliveira (Tubarão-SC) e Diógenes Pegoraro (Caçador-SC)
2. Osmar Fleischmann e Vítor Fleischmann (São Bento do Sul-SC)
3. Denílson Bonfanti e Bruna Oliveira (São Bento do Sul-SC)
4. Gustavo Amorim e Débora Bonatti (Santo André-SP)
5. Carlos Alberto Volpato e Carlos Alberto Volpato Filho (Tubarão-SC)

PÓDIO LIGHT (Piloto/Navegador)
1. Leandro Hadlich e Gustavo Pauli (Blumenau-SC)
2. Camilo Deleles Oliveira e Giulliano Deleles Oliveira (Curitiba-PR)
3. Sven Fischer e Aline Stal (São Bento do Sul-SC)
4. Rafael Silveira Colonetti e André Vanor Pacheco (Içara-SC)
5. Vinícius Parizotto Gustman e Felipe Tavares (Castro-PR)

PÓDIO QUADRICICLO
1. Ricardo Luiz Santos (Criciúma-SC)
2. Luiz Eduardo dos Santos (Criciúma-SC)

Texto: Aline Ben da Costa/Comunicação 4×4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.