Leoa que tirou a vida de jovem em zoológico está “bem” após estresse e eutanásia está descartada

A leoa Leona, do Parque Arruda Câmara (Bica), em João Pessoa (PB), está em estado de saúde considerado bom, mas segue sob observação após o ataque que resultou no falecimento de um jovem de 19 anos, identificado como Gerson de Melo Machado, o “Vaqueirinho”, que invadiu seu recinto no último domingo (30/11).
De acordo com a bióloga Marília Maia, responsável pelo cuidado da felina, a equipe veterinária precisou lidar com o estresse e a ansiedade do animal após o ocorrido. Leona chegou a recusar alimentação, mas, depois de algumas horas, voltou a comer e apresentou auto-limpeza, com todas as necessidades fisiológicas em dia.
Comportamento natural e eutanásia descartada
Em vídeo e nota divulgados pelo Parque nas redes sociais, a bióloga Marília Maia esclareceu que o ataque foi um “comportamento natural” da espécie, que se sentiu ameaçada com a invasão. A profissional reforçou que a leoa não se alimentou da vítima e se afastou após o ataque.
“O que aconteceu foi uma fatalidade, infelizmente, mas a leoa simplesmente apresentou um comportamento natural da sua espécie, né?”, disse Marília Maia.
A especialista também fez questão de descartar qualquer cogitação de eutanásia para a leoa.
“Leona está saudável, reagindo bem e tem à disposição toda a atenção e cuidado da equipe”, escreveu o Parque.
A equipe explicou que Leona foi recolhida para um espaço de segurança para ser acompanhada, seguindo um protocolo após contato com humanos, e que a observação intensificada se manterá nos próximos dias. A volta à visitação só ocorrerá após a completa estabilização do comportamento do animal.

Jovem invadiu a jaula de forma deliberada
O ataque ocorreu no domingo (30/11) quando o jovem Gerson de Melo Machado invadiu o cercado. A Prefeitura de João Pessoa informou, em nota oficial, que o rapaz “escalou rapidamente uma parede de mais de 6 metros, passou pelas grades de segurança, usou uma árvore como apoio e entrou no recinto da leoa”, confirmando que a entrada foi deliberada.
Vídeos gravados por pessoas no local mostram o momento em que o jovem desce por uma árvore e é atacado por Leona nas pernas e no pescoço.
A leoa “nunca será a vilã” da história, concluiu a bióloga em suas declarações, lamentando a fatalidade.
O post Leoa que tirou a vida de jovem em zoológico está “bem” após estresse e eutanásia está descartada apareceu primeiro em ABCD Jornal.
Conteúdo Externo:O Portal ABC contém conteúdo importado automaticamente através de RSS/Feed de distribuição gratuita de outros portais de conteúdo da região do grande ABC.
