‘Agosto Dourado’ reforça importância do aleitamento materno

Alimento é completo, fornecendo nutrientes em quantidades adequadas, vitaminas e componentes para a hidratação dos bebês

 Com objetivo de conscientizar a população sobre os benefícios do aleitamento materno, comemora-se em agosto a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) e o Mês do Aleitamento Materno – o ‘Agosto Dourado’. A ideia central é reforçar a fundamental importância do leite humano para a saúde e a boa qualidade de vida dos bebês, além de mostrar que o alimento contribui para a redução da mortalidade infantil e aumenta o vínculo entre a mãe e o recém-nascido.

“O leite materno é essencial para a saúde das crianças nos seis primeiros meses de vida como alimento exclusivo. Isso porque é um alimento completo, fornecendo nutrientes em quantidades adequadas, vitaminas e componentes para hidratação (água). Também reúne fatores de desenvolvimento e proteção, como anticorpos, leucócitos (glóbulos brancos) e outras importantes células de defesa. É isento de contaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança”, detalha a pediatra especialista em aleitamento materno e neonatologista do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Dra. Gleise Aparecida Moraes Costa.

Segundo a especialista, a amamentação deve ser mantida até os dois anos de idade ou mais. “Após os seis primeiros meses, recomenda-se que os bebês iniciem o consumo de alimentos complementares para que todas as necessidades nutricionais de uma criança em franco crescimento sejam adequadamente atendidas. Contudo, manter a amamentação até os dois anos de idade ou mais também é importante, porque o aporte de 500 ml diários de leite materno ainda será capaz de fornecer cerca de 75% das necessidades de energia, 50% das de proteína e 95% das de vitamina A, além da proteção imunológica”.

EVENTO ON-LINE

O Departamento de Pediatria da FMABC programou para 26 de agosto, das 8h30 às 11h30, conferências on-line para debater a temática do aleitamento materno. A atividade comemorativa pelo Agosto Dourado terá na abertura participação do professor titular de Neonatologia, Dr. José Kleber Kobol Machado. Ao longo da manhã haverá palestras, debates e mesas redondas sobre os temas “Protegendo a amamentação”, “Papel do profissional da saúde no compartilhamento”, “Avanços e conquistas no Brasil” e “Experiências exitosas em aleitamento materno no ABCD”.

Os interessados poderão acompanhar o evento ao vivo no Google Meet pelo endereço https://meet.google.com/mnk-pvks-zwj. Mais informações no e-mail pediatria@fmabc.br e no Facebook @departamentodepediatria.fmabc.

VANTAGENS DA AMAMENTAÇÃO

Para a Mãe:

1. Emagrece mais rápido.
2. Menos chances de ter anemia.
3. Reduz o risco de câncer de mama e de ovários.
4. Menor possibilidade de desenvolver osteoporose.
5. Não precisa se preocupar com estoques de leite.
6. O leite está sempre pronto e na temperatura ideal.
7. Amamentar é prático nas mamadas noturnas, em viagens e passeios.
8. Menos gastos na compra de outros leites para o bebê.
9. Aumenta o vínculo afetivo entre mãe e bebê.

Para o Bebê:

1. Protege contra alergias alimentares, doenças e infecções.
2. Protege contra doenças da fase adulta como o diabetes, obesidade e a pressão alta.
3. Sugar o peito é um ótimo exercício para o desenvolvimento do rosto, dos dentes, da fala e da boa respiração.
4. Melhora o desempenho em testes de QI.
5. Pesquisas comprovam que bebês amamentados com leite materno são mais inteligentes.
6. O bebê se sente mais seguro e o elo entre mãe e bebê é mais forte.

Crédito Foto: Freepik.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *