Santa Casa de Mauá comemora dois anos de seu centro oncológico

O Hospital Santa Casa de Mauá comemorou no fim de 2020, dois anos de funcionamento de seu centro oncológico, o qual já se firma como referência na região do Grande ABC e o primeiro na cidade de Mauá.

Desde sua inauguração, já foram realizadas no local 2,6 mil consultas, 2,2 mil infusões EV – Endovenoso, 384 hormonioterapia e mais de 780 quimioterapias (via oral).  Entre as especialidades disponíveis estão cirurgia oncológica, cirurgia plástica oncológica, hormonioterapia, dermatologia, nutrição, oncologia clínica, psicologia, psiquiatria, fisioterapia e saúde bucal, além de serviços como consultas ambulatoriais, biópsia de medula óssea, mielograma, planejamento terapêutico multidisciplinar e terapia imunobiológica.

Os tipos de câncer de maior incidência entre os pacientes da Santa Casa são os de mama e de próstata. No primeiro caso, 37% envolve mulheres na faixa etária entre 70 e 79 anos de idade; 25% entre 60 e 69 anos; 25% entre 50 e 59 anos e 12,5% na faixa etária de 40 a 49 anos. No caso de câncer de próstata, 42,8% dos pacientes têm entre 70 e 80 anos; 33,3% estão na faixa etária de 80 a 90 anos e 23,8%, com idade entre 60 e 70 anos.

De acordo com o superintendente Harry Horst Walendy Filho, o local consiste em um espaço moderno de prevenção e tratamento humanizado de pessoas com câncer e, mesmo durante a pandemia, o atendimento está seguindo de forma ininterrupta e com todos os protocolos de biossegurança. “As consultas são planejadas para que não haja aglomerações e sempre realizadas em conjunto com médico e enfermeira”, explica.

Para maior conforto do paciente que passa pelo tratamento, o Centro Oncológico dispõe de uma equipe de recepção altamente capacitada que cuida da marcação de consultas, agendamento e autorização de exames e procedimentos, fluxo de retirada de medicamentos, das solicitações de avaliação com especialistas e encaminhamento para atendimento de urgência e emergência.

Recentemente, a Santa Casa de Mauá inaugurou o pronto-socorro infantil e adquiriu um novo aparelho de tomografia, com 32 canais e considerado o mais moderno da região do ABC.  O aparelho proporciona mais rapidez na realização do exame, além de proporcionar maior qualidade das imagens, permitindo vários recursos em 3D, inclusive angiografias para verificar o sistema vascular do paciente.

Em 2019, a Santa Casa de Mauá abriu ao público o seu novo pronto-socorro adulto e ala de internação com 15 leitos e, no ano anterior, implementou o serviço de Hemodinâmica, permitindo a realização de cirurgias cardíacas de alta complexidade, como colocação de marca-passo, revascularização, cateterismo, entre outras. O local também oferece exames de mamografia, ultrassonografia.

Com 54 anos de fundação, a Santa Casa de Mauá está localizada na Avenida Dom José Gaspar, 1374 – Vila Assis – Mauá – fone (11) 2198-8300.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.