Lixo no Lixo: garis desfilam com foco na limpeza e conscientização em Santo André – 2026-02-17 00:09:16
Lixo no Lixo: garis desfilam com foco na limpeza e conscientização em Santo André – 2026-02-17 00:09:16 – 2026-02-17 00:09:16

Vem aí o bloco “Lixo no Lixo”, desfilando com consciência ambiental e também trabalhando pelas ruas de Santo André. Formado por garis, o grupo traz alegria, ao mesmo tempo em que limpa a cidade e chama a atenção para o descarte correto de resíduos e o uso adequado de lixeiras.
O bloquinho simbólico é composto por profissionais que sabem como, nesta época do ano, há aumento de materiais jogados irregularmente nas vias, bem como de registros de depredação nas lixeiras. “Infelizmente, em tempo de festa, muita gente joga garrafas, copos e papéis no chão”, diz a servente geral Sineide Barbosa Souza Silva. “Além disso, tem gente que picha ou quebra as papeleiras, que são de uso público e servem para o bem de todos”, complementa Rosana da Silva Bonifacio.
O Custo do Vandalismo
De acordo com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), os números de 2025 revelam um cenário preocupante:
-
493 papeleiras substituídas por depredação.
-
R$ 49 mil de custo aproximado para a reposição.
-
75% das lixeiras instaladas no ano passado foram para substituir unidades destruídas.
Os principais motivos para a troca desses equipamentos são, por ordem: quebra, queima, explosão e furto. Durante as festas de Carnaval, Natal e Ano-Novo, os casos de vandalismo costumam se intensificar.
Importante: Depredar ou furtar lixeiras são crimes contra o patrimônio público, passíveis de multa em caso de flagrante. A orientação é clara: curta a folia, mas cuide da cidade.
Ver essa foto no Instagram
O post Lixo no Lixo: garis desfilam com foco na limpeza e conscientização em Santo André apareceu primeiro em ABCD Jornal.
