Marcel Munhoz propõe fim da taxa de religação de água
Marcel Munhoz propõe fim da taxa de religação de água

O vereador Marcel Munhoz [1] (PP) apresentou uma indicação ao Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental (Saesa) solicitando estudos e tratativas para isentar os munícipes do pagamento da taxa de religação de água nos serviços de abastecimento prestados em São Caetano do Sul [2].
A proposta tem como objetivo reduzir os impactos financeiros enfrentados por famílias que passam por dificuldades econômicas temporárias e encontram obstáculos para manter o pagamento regular das contas de água.
Cobrança adicional preocupa famílias em vulnerabilidade
De acordo com o parlamentar, a taxa de religação representa um custo extra para o usuário, que já precisa quitar débitos pendentes para restabelecer o fornecimento do serviço.
O vereador destacou ainda que o acesso à água potável é indispensável para a saúde, a higiene e a dignidade da população. Nesse contexto, a retirada da cobrança poderia ampliar a proteção social aos cidadãos e facilitar o retorno ao abastecimento regular.
Marcel Munhoz defende maior justiça social
Para Marcel Munhoz, a medida também pode incentivar a regularização mais rápida das pendências por parte dos consumidores, permitindo o restabelecimento do serviço com menos obstáculos.
Segundo o vereador, a iniciativa contribui para reduzir os prejuízos causados pela interrupção do abastecimento e fortalece o acesso da população a um direito essencial. “A iniciativa promove maior justiça social e contribui para garantir o acesso a um direito essencial”, concluiu.
[1] https://abcdoabc.com.br/marcel-munhoz-violencia-contra-idosos/
[2] https://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/
Leia mais notícias aqui.
