São Caetano planta 20 árvores no Parque Linear Kennedy
São Caetano planta 20 árvores no Parque Linear Kennedy
O plantio de árvores em São Caetano ganhou mais uma etapa nesta segunda-feira (21), quando 11 novas mudas foram colocadas no Parque Linear Kennedy Rei Pelé, na Avenida Presidente Kennedy. Com a ação realizada pelo Dia da Árvore, o espaço chegou a 20 árvores plantadas desde 14 de setembro, quando o projeto começou.
A iniciativa busca ampliar as áreas de sombra e convivência, acelerar a formação de um bosque no parque e aumentar a presença de espécies nativas.
LEIA TAMBÉM: São Caetano realiza Sertanejinho com atrações gratuitas para crianças e famílias
Representantes do Tiro de Guerra de São Caetano do Sul participaram do plantio ao lado de integrantes da administração municipal.
A Prefeitura já vinha ampliando a arborização dos parques da cidade. Em março, informou que o Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) intensificaria o plantio de árvores adultas, especialmente em espaços de grande circulação, como o Parque Linear Kennedy.
Parque Linear recebe espécies da Mata Atlântica
Entre as árvores escolhidas estão espécies nativas da Mata Atlântica, como:
- cambucá;
- pessegueiro-bravo;
- quaresmeira;
- ipê-roxo;
- caroba;
- ipê-amarelo;
- chapéu-de-couro.
Além do sombreamento, as espécies podem contribuir para oferecer alimento e abrigo a aves e insetos polinizadores, ampliando a biodiversidade no ambiente urbano.
A proposta é que o crescimento das árvores transforme gradualmente áreas abertas do parque em espaços com maior cobertura vegetal.
São Caetano diz ter plantado mais de 800 árvores em 2026
Durante a ação, o prefeito de São Caetano afirmou que a ampliação da arborização dos parques é uma das prioridades da administração e disse que mais de 800 árvores já foram plantadas na cidade neste ano.

“Os três parques da nossa cidade (Linear, Elis Regina e Matarazzo) foram entregues praticamente sem nenhuma árvore. Estamos corrigindo essa necessidade que São Caetano tem, para ser uma cidade mais bonita, mais cheia de verde e com mais sombra para as pessoas. Já são mais de 800 árvores plantadas só neste ano. E a gente vai continuar perseguindo esse objetivo em todos os parques da cidade. Quem sabe daqui a uns 20, 30 anos a gente tenha uma sombra bacana para todo mundo se deitar sob ela”, destacou o prefeito.
A arborização de parques já vinha sendo ampliada desde 2025. Segundo a Prefeitura, até março de 2026 o Saesa havia plantado 170 árvores adultas em diferentes pontos da cidade, com prioridade para parques municipais.
Escolas e calçadas receberão mais 60 árvores
Ainda em 2026, a previsão é plantar mais 60 árvores em calçadas e escolas municipais.
Nas unidades de ensino, a ação será integrada a atividades de educação ambiental com os alunos da rede pública.
O Saesa também trabalha com a previsão de chegar a 150 mudas plantadas em diferentes pontos de São Caetano até o fim de 2026 dentro dessa frente de arborização.
Dia da Árvore é celebrado em 21 de setembro
O Dia da Árvore é celebrado no Brasil em 21 de setembro, período próximo ao início da primavera no Hemisfério Sul.
Em 2026, porém, a primavera começa oficialmente em 22 de setembro, um dia depois da data dedicada à conscientização sobre a preservação das árvores e das florestas.
A arborização urbana contribui para o sombreamento, abrigo da fauna, redução do desconforto térmico e melhoria dos espaços públicos, além de ajudar na preservação da biodiversidade.
_____
Leia mais notícias aqui.
