Parque de Mauá encanta visitantes de diferentes países e ganha reconhecimento internacional
Parque de Mauá encanta visitantes de diferentes países e ganha reconhecimento internacional
A beleza e a organização dos parques municipais de Mauá estão conquistando visitantes não apenas da cidade e dos municípios vizinhos, mas também de diferentes partes do mundo.
Nesta quinta-feira (05/11), o Parque Natural Municipal Professor Oswaldo Dias, localizado no Jardim Guapituba, recebeu cinco visitantes chineses, que aproveitaram o passeio para conhecer as atrações e descobrir um pouco mais sobre a biodiversidade presente no espaço.
Curiosos sobre a fauna local, os turistas quiseram saber quais animais poderiam encontrar durante a caminhada. A equipe do parque apresentou fotografias e vídeos de espécies frequentemente observadas na área. E a visita ainda reservou um encontro especial: eles conseguiram avistar papagaios em meio à vegetação.
LEIA TAMBÉM: Mauá plaza shopping recebe papai noel neste sábado com atrações gratuitas e papai noel em libras
O grupo também demonstrou interesse pela história do parque e pelas iniciativas de preservação ambiental. Um dos visitantes conheceu o Jardim das Abelhas Sem Ferrão e acompanhou de perto o trabalho de alimentação dos polinizadores, chegando a observar uma das caixas de abelhas aberta para conhecer melhor as colmeias.
A experiência dos chineses se soma à de visitantes de outros países que já passaram pelo local, como Estados Unidos, França e Itália. A boa impressão deixada pelo parque foi registrada, inclusive, em uma mensagem escrita por um turista francês:
“Estou de passagem em Mauá e fiquei encantado com este parque e todos os equipamentos disponíveis, a limpeza e a preservação deste espaço natural no meio da cidade. Adorei visitá-lo. Volto para a França com uma ótima lembrança deste lugar.”
Durante as visitas, os estrangeiros também costumam demonstrar curiosidade sobre as espécies de animais encontradas no parque. Em uma das ocasiões, perguntaram sobre as cobras utilizadas em atividades de observação e educação ambiental, querendo saber se eram nativas da região e se existiam pesquisas relacionadas ao seu potencial medicinal e ao desenvolvimento de vacinas.

Um refúgio de natureza em Mauá
Mantido pela Prefeitura, o Parque Natural Municipal Professor Oswaldo Dias é um importante fragmento remanescente da Mata Atlântica e oferece à população um espaço de lazer, aprendizado e contato com a natureza. Próximo à divisa com Ribeirão Pires e à estação Guapituba da CPTM, o equipamento recebe investimentos e melhorias desde 2021.
Os resultados também aparecem na frequência de visitantes. A média mensal dobrou, passando de aproximadamente três mil para seis mil pessoas. As avaliações positivas dos frequentadores chegam a 98%.
Entre as melhorias realizadas estão a instalação de playground e academia ao ar livre, reforma do deque, implantação de jardim medicinal e instalação de novas lixeiras ecológicas produzidas com paletes. O viveiro do parque também está sendo preparado para, em breve, fornecer mudas aos moradores, incentivando o plantio e a preservação ambiental.
Jardim das Abelhas Sem Ferrão
Uma das atrações do parque é o Jardim das Abelhas Sem Ferrão, localizado próximo à entrada da Avenida Capitão João, ao lado da casa amarela. O espaço abriga cinco colmeias de espécies nativas, como Jataí, Mandaçaia, Lambe-olhos e Bugia.
O jardim reúne diferentes espécies de plantas e flores, entre elas azaleias, impatiens, bromélias, margaridas, vedélias e begônias. A escolha da vegetação foi planejada para oferecer alimento e matéria-prima aos polinizadores, fundamentais para o equilíbrio ambiental.
Visitas monitoradas
Por meio do programa Olhar Verde, a Prefeitura também oferece visitas monitoradas ao parque para escolas e entidades interessadas em atividades de educação ambiental. Os agendamentos podem ser realizados pelo e-mail educacaoambiental@maua.sp.gov.br.
Em 2025, o espaço passou a se chamar Parque Natural Municipal Professor Oswaldo Dias, reforçando sua identidade como área de preservação e educação ambiental, em homenagem ao prefeito que, em 1997, evitou que o espaço fosse transformado em um condomínio privado. A partir de sua gestão, o processo de desapropriação foi retomado com base técnica e ambiental, garantindo a proteção de mais de 500 mil m² de área verde.
O parque está localizado na Avenida Capitão João, 3.220, Jardim Guapituba, e funciona todos os dias, das 7h às 17h. Há estacionamento gratuito próximo ao terminal de ônibus, com fechamento às 16h45.
Leia mais notícias aqui.
