Cidades

Após derrota no RJ, Eduardo Paes declara apoio a Lula 

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Após derrota no RJ, Eduardo Paes declara apoio a Lula 

Após derrota no RJ, Eduardo Paes declara apoio a Lula 
O ex-prefeito do Rio de Janeiro [1], Eduardo Paes [2] (PSD) voltou às redes sociais nesta segunda-feira (12) para reforçar o apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da eleição presidencial. O posicionamento ocorre após a oficialização da vitória de Douglas Ruas (PL) no pleito para o Palácio Guanabara.

Em publicação na rede social X, o político afirmou que pretende focar os esforços na apresentação das ações do governo federal aos eleitores fluminenses. Na mensagem, o ex-prefeito defendeu que o debate eleitoral priorize as necessidades diárias da população e fez críticas ao foco em pautas ideológicas.

“É hora de falar de vida real! Terra plana e ideologia de gênero não enchem barriga nem tornam mais fácil a vida de ninguém!”, declarou Eduardo Paes.

Aliança e cenário no segundo turno presidencial

Durante a campanha para o governo estadual, Lula participou de ato político com o candidato do PSD em agosto, no estádio Moça Bonita, no bairro de Bangu. No cenário nacional, o presidente disputa o segundo turno contra o senador Flávio Bolsonaro (PL).

Eduardo Paes reiterou o compromisso com a candidatura petista e indicou que atuará diretamente na mobilização de votos no estado ao longo das próximas semanas.

Decisão judicial e retotalização dos votos no RJ

A definição da eleição estadual ocorreu após o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) realizar o recálculo dos votos válidos no sábado (10). A medida foi tomada em cumprimento à decisão da Justiça Eleitoral que indeferiu a candidatura de Anthony Garotinho (Republicanos), descartando seus 274.411 votos.

Com a anulação dessa votação, a base de cálculo alterou o percentual final dos concorrentes:

Douglas Ruas (PL): 50,88% dos votos válidos (eleito em 1º turno)

Eduardo Paes (PSD): 44,16% dos votos válidos

Na quinta-feira (8), o representante do PSD já havia feito pronunciamento público reconhecendo o desfecho do processo.

“Infelizmente, a Justiça decidiu que não haverá segundo turno, contrariando a vontade soberana dos eleitores. E decisão judicial a gente respeita. É assim que funciona a democracia”, afirmou Eduardo Paes em comunicado à imprensa.

Apesar do resultado, Eduardo Paes garantiu que seu grupo político manterá postura ativa de fiscalização e cobrança perante a futura gestão do executivo fluminense.

[1] https://prefeitura.rio/
[2] https://abcdoabc.com.br/eleitores-rj-santinhos-falsos-eduardo-paes/

Leia mais notícias aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *