Cidades

Defesa Civil de SP cria Muralha do Fogo contra estiagem

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Defesa Civil de SP cria Muralha do Fogo contra estiagem

Defesa Civil de SP cria Muralha do Fogo contra estiagem
A Defesa Civil [1] do Estado de São Paulo estruturou um novo plano de contingência tecnológica para enfrentar a temporada de estiagem de 2026. Em entrevista ao podcast SP Pod [2], da Agência SP, o capitão da Defesa Civil, Maxwel de Souza, revelou que o planejamento antecipado foi desenhado com base nos aprendizados de 2024, ano considerado o período mais crítico de seca da história recente paulista, quando o estado registrou mais de 8 mil focos de incêndio florestal.

Uma das principais apostas do órgão para mitigar os impactos ambientais este ano é o lançamento do programa Muralha do Fogo. A iniciativa consiste em um ecossistema de monitoramento por câmeras de alta definição integrado às centrais da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), cobrindo pontos estratégicos e margens de rodovias estaduais.

Monitoramento com Inteligência Artificial

Divulgação/Governo de SP

O sistema cruzará dados de satélites e sensores térmicos para emitir alertas automáticos de focos de calor em tempo real. A automação visa garantir que o tempo de resposta das equipes de campo seja imediato, impedindo que pequenas queimas de vegetação se transformem em grandes incêndios florestais fora de controle.

Fator Humano: “De cada dez incêndios, nove são provocados por ação humana, seja de forma intencional ou por negligência”, alertou o capitão Maxwel de Souza, ressaltando que o monitoramento por imagem também ajudará na identificação de infratores e na responsabilização legal.

Ações Integradas e Gestão de Crise

Bombeiros MG

A nova estratégia consolida os protocolos de gabinete de crise adotados pelo governo estadual, unificando os canais de comando entre a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, forças de segurança pública e secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura.

Além do aparato tecnológico, a Defesa Civil mantém o suporte técnico preventivo e o fornecimento de apoio logístico para as coordenadorias municipais de todos os 645 municípios paulistas. O monitoramento meteorológico permanente foca na antecipação de eventos climáticos extremos que ganharam tração e recorrência no estado.

[1] https://abcdoabc.com.br/el-nino-defesa-civil-investir-ia-satelite
[2] https://open.spotify.com/episode/0xjc6i6OlWhlVhgXLEqLI5?si=X31i6-x5QgCAEzUvuDqIUw

Leia mais notícias aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *