CidadesRio Grande da Serra

Forças de segurança do Grande ABC se unem em operação contra crimes na região

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Forças de segurança do Grande ABC se unem em operação contra crimes na região

As Guardas Civis Municipais das sete cidades do Grande ABC participaram nesta sexta-feira (28) de uma operação conjunta para reforçar o patrulhamento e a prevenção de crimes na região. Desta vez, a mobilização começou em Rio Grande da Serra.

As equipes se concentraram na Praça da Bíblia e foram distribuídas para patrulhamentos e abordagens em pontos estratégicos do município, com atenção especial às áreas de divisa.

Forças de segurança do Grande ABC se unem em operação contra crimes na região
Forças de segurança do Grande ABC se unem em operação contra crimes na região – Crédito: Ricardo Quiles – Seseg / PMSCS

Batizada de Operação ABC + Seguro, a ação reúne guardas de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, permitindo troca de informações e atuação coordenada entre as corporações.

[LEIA MAIS]

Divisas entram no foco da operação

Um dos principais objetivos da mobilização é ampliar a presença das forças municipais em áreas onde há circulação constante entre as cidades do Grande ABC.

LEIA TAMBÉM: Rio Grande 360° identifica suspeitos de furto de fios no Centro Médico em R.G. da Serra

A estratégia busca evitar que as divisas municipais se tornem pontos de fragilidade no patrulhamento, já que ocorrências iniciadas em uma cidade podem rapidamente avançar para outra.

Forças de segurança do Grande ABC se unem em operação contra crimes na região
Forças de segurança do Grande ABC se unem em operação contra crimes na região – Crédito: Ricardo Quiles – Seseg / PMSCS

O prefeito de Rio Grande da Serra, Akira Auriani, afirmou que a integração entre as guardas tem reflexos no patrulhamento realizado no município.

“Quero agradecer ao Consórcio Intermunicipal por essa ação, que é uma das mais efetivas que vemos entre as sete cidades. O resultado chega na ponta, principalmente aqui em Rio Grande da Serra, onde a mobilização de toda a Guarda Municipal tem feito diferença nos bairros e em toda a cidade. Percebemos a população com um sentimento de segurança de fato acontecendo”, afirmou.

Auriani também destacou a necessidade de integração diante da configuração territorial do Grande ABC.

“Conhecemos a região, compreendemos as divisas e sabemos da importância de conectar todos os municípios em uma única ação”, completou.

Sete cidades compartilham estratégias

A operação é coordenada dentro do programa desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC para aumentar a integração entre as forças municipais de segurança.

Segundo o secretário-executivo do Consórcio ABC, Gilmar Viana, o compartilhamento de informações entre as corporações permite ampliar a capacidade de prevenção e resposta às ocorrências.

“A Operação ABC + Seguro demonstra a importância da integração entre os sete municípios. O trabalho conjunto das GCMs amplia a capacidade de prevenção, fortalece o patrulhamento e permite uma resposta mais articulada, especialmente nas áreas de divisa. O Consórcio ABC segue cumprindo seu papel de promover essa cooperação regional em benefício da população”, afirmou.

A edição realizada em Rio Grande da Serra faz parte de um calendário regional da operação, que já passou pelos sete municípios do Grande ABC.

A proposta é manter ações conjuntas de patrulhamento, abordagens e troca de informações entre as guardas, principalmente em regiões de fronteira entre as cidades.

Leia mais notícias aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *