Fundação das Artes amplia estrutura com inauguração de segunda unidade

O novo equipamento irá receber turmas dos cursos regulares, técnicos e de formação continuada, bem como novos programas artístico-pedagógicos, fomentando a arte e impulsionando o desenvolvimento cultural da região.

Centro de excelência na formação de artistas nas áreas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, a Fundação das Artes de São Caetano do Sul não para de crescer. Neste primeiro semestre de 2020, a Instituição irá contar com uma segunda unidade, um amplo espaço de formação cultural e artística.

Localizado no bairro Santa Paula, em São Caetano do Sul, o novo equipamento surgiu da necessidade de expansão dos serviços e da implementação de novos programas educativos na área cultural. A Fundação das Artes, em 51 anos de trajetória ininterrupta, está consolidada como um dos patrimônios culturais do ABC Paulista. A ampliação da sua estrutura física reforça sua missão como polo irradiador de cultura.

Fundação das Artes. Unidade Santa Paula. Credito: Letícia Teixeira
Fundação das Artes. Unidade Santa Paula. Credito: Letícia Teixeira

Além de turmas dos cursos regulares da Instituição, serão alocados na segunda unidade os cursos desenvolvidos em parceria com o Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec): Formação Inicial e Continuada (FIC) e Mediotec, e ainda novos programas artístico-pedagógicos em fase de implementação.

O edifício-sede “Milton Andrade” localizado na rua Visconde de Inhaúma, 730, no bairro Oswaldo Cruz, permanece em atividade, com cursos regulares e técnicos reconhecidos em todo o Brasil na formação de artistas.

ESTRUTURA

O prédio que irá abrigar a segunda unidade da Fundação das Artes conta com mais de dois mil m2 de área útil dispostos em quatro pisos. Ao todo, são 24 salas multidisciplinares para aulas coletivas, teóricas e práticas, além de espaço expositivo, laboratório para apresentações e salas de uso administrativo.

A unidade obedece aos padrões de acessibilidade física, com elevador, piso tátil para deficientes visuais, banheiros adaptados e rampa na entrada principal. As salas de aula – que chegam a ter 73m2 – são bem iluminadas, arejadas e equipadas de acordo com as necessidades específicas de práticas corporais, artes visuais e manualidades, tendo amplos espaços para estudo, ensaios e aulas.

O pavimento térreo conta com um espaço de múltiplo uso e capacidade para 100 lugares, direcionado a espetáculos teatrais, de dança, recitais, apresentações, palestras, masterclasses, workshops, entre outros, além de uma área expositiva no saguão: com estrutura para mostras de fotografia, artes visuais e registros das atividades pedagógicas e artísticas de alunos, professores e convidados.

DISSEMINANDO CULTURA

Além das aulas regulares, a Fundação das Artes de São Caetano do Sul mantém grupos e organismos de práticas artísticas que movimentam a cena artística de toda a região com festivais, shows, concertos e mostras, dentre outras atividades, contribuindo para a disseminação da cultura. De 1999 até 2020 já passaram pela FASCS cerca de 62 mil alunos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *