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Nova etapa de obra da Ponte Ribeirão dos Couros interdita parte da Avenida 31 de Março, em São Bernardo

Nova etapa de obra da Ponte Ribeirão dos Couros interdita parte da Avenida 31 de maio, em São Bernardo.
Nova etapa de obra da Ponte Ribeirão dos Couros interdita parte da Avenida 31 de maio, em São Bernardo. Foto: Divulgação

 

 A Prefeitura de São Bernardo inicia, nesta sexta-feira (12/12), etapa estratégica da construção do novo viaduto da Avenida 31 de Março sobre o Corredor ABD, conhecido como Ponte Ribeirão dos Couros. Com o lançamento das vigas principais da estrutura, será necessária a interdição temporária de um trecho, a partir das 20h do dia 12 de dezembro, com previsão de liberação no início de fevereiro de 2026. A operação envolve movimentação de peças de grande porte, içamentos em altura e uso de guindastes, exigindo isolamento completo da área.

A intervenção marca um avanço importante no conjunto de obras que formam o novo anel viário da cidade, sistema que conectará a Área Verde até a Avenida Lions, finalizando a ligação em Santo André, criando uma rota alternativa rápida e sem interferência do tráfego central.  O trecho interditado corresponde ao acesso final da Avenida 31 de Março no sentido Anchieta/Avenida Lions. No período da intervenção, o desvio recomendado será pela Avenida Cézar Magnani e, na sequência, pelo Corredor ABD, conforme sinalização instalada e orientação dos agentes de trânsito.

TRANSFORMANDO A MOBILIDADE

“Essa é uma das obras que mais vão transformar a mobilidade da nossa cidade. Quando concluirmos todo o anel viário, os motoristas terão um caminho muito mais ágil, contínuo e seguro, sem precisar cruzar o Centro para se deslocar entre regiões distantes. Estamos reorganizando o fluxo urbano para que São Bernardo circule melhor todos os dias”, destacou o prefeito Marcelo Lima sobre o início das preparações da operação.

O novo trajeto permitirá que o motorista saia da Área Verde pela Avenida Robert Kennedy, atravesse o Viaduto Estaiado, que será inaugurado em 20 de dezembro, acesse a nova Avenida Arq. Octávio Manente, prossiga pelo Corredor ABD e chegue diretamente ao novo viaduto da 31 de Março, alcançando a Avenida Lions. Essa conexão reduzirá o tempo de deslocamento, aliviando a sobrecarga das vias centrais e trazendo mais fluidez aos trajetos diários. “Estamos fazendo obras estruturantes, planejadas e integradas, que conversam entre si para resolver gargalos antigos da mobilidade”, completou o prefeito. Toda a ligação deverá ser concluída ainda no primeiro semestre de 2026.

O secretário de Transporte, Mobilidade Urbana e Infraestrutura, Francisco Carone, reforçou que a interdição é indispensável para garantir segurança à população durante o lançamento das cinco vigas que compõem o vão principal do viaduto. “Cada viga tem grande peso e precisa ser içada com precisão milimétrica. Por isso, toda a área deve permanecer isolada. É uma operação técnica, complexa e feita com rigor para assegurar a integridade dos trabalhadores e dos motoristas”, explicou. Carone também destacou que todos os desvios foram planejados no Plano de Desvio de Tráfego.

A Prefeitura reforça que a obra do viaduto da 31 de Março é parte fundamental do redesenho viário de São Bernardo, que prepara a cidade para uma mobilidade mais eficiente, segura e conectada ao futuro.

 

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