Cidades

São Bernardo anuncia nova sede da Inspetoria Centro da GCM

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

São Bernardo anuncia nova sede da Inspetoria Centro da GCM

São Bernardo anuncia nova sede da Inspetoria Centro da GCM
A Prefeitura de São Bernardo [1]oficializou, nesta segunda-feira (25/5), a transferência da Inspetoria Centro da Guarda Civil Municipal (GCM [2]) para uma nova sede. O prefeito Marcelo Lima confirmou que a unidade ocupará o prédio que abrigava a Delegacia Seccional de Polícia, na Vila Euclides. A medida visa otimizar o tempo de resposta em patrulhamentos na região central, área de maior fluxo comercial e populacional do município.

O imóvel, localizado na Rua Anunciata Gobbi, passará por reformas estruturais antes da ocupação definitiva. Segundo o cronograma da administração municipal, a previsão é que a nova base operacional seja entregue em até 30 dias. A mudança faz parte de um pacote de investimentos em segurança pública liderado por Marcelo Lima, que busca centralizar o monitoramento e a logística da corporação.

Estrutura operacional e modernização tecnológica em São Bernardo

Nova sede da Inspetoria Centro da GCM em São Bernardo – (Brenner Oliveira/PMSBC)

A nova sede da Inspetoria Centro foi planejada para oferecer suporte logístico superior ao modelo atual. Com um espaço físico mais amplo, a unidade permitirá o armazenamento adequado de equipamentos e uma melhor organização das escalas de plantão. Para Marcelo Lima, a reestruturação física é o pilar para a queda nos índices criminaise em São Bernardo.

“Estamos ampliando a estrutura da GCM de São Bernardo e criando melhores condições de trabalho para os nossos agentes. A nova Inspetoria Centro representa mais um avanço importante dentro deste processo de modernização”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.

Além da nova base, a gestão municipal tem investido na integração tecnológica em São Bernardo. Atualmente, o sistema de videomonitoramento de São Bernardo conta com 1.500 câmeras. Desse total, 333 dispositivos possuem tecnologia de reconhecimento facial integrada ao Programa Muralha Paulista, permitindo a identificação em tempo real de indivíduos com pendências judiciais ou veículos furtados que circulam pelo centro.

Histórico de investimentos na segurança de São Bernardo

A entrega da inspetoria é o desdobramento de uma série de ações iniciadas em 2025. Recentemente, a gestão de Marcelo Lima transferiu o comando da GCM para o bairro Baeta Neves e viabilizou a criação da Cidade da Polícia em uma área de 22,5 mil metros quadrados. O complexo abriga a primeira Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) com funcionamento 24 horas no Grande ABC.

Atualizações recentes no efetivo da GCM:

Capacitação: Mais de 4,6 mil participações em treinamentos táticos em 2025.

Armamento: Entrega de 25 carabinas calibre .40 e novas munições especiais.

Mobilidade: Renovação da frota com 55 novas viaturas entregues em 2026.

Proteção à Mulher: Atendimento 24 horas da patrulha Guardiã Maria da Penha.

Com a nova base na Vila Euclides, a expectativa é que a presença ostensiva da GCM seja reforçada, utilizando a proximidade com os eixos comerciais para inibir delitos de oportunidade e aumentar a percepção de segurança dos munícipes atendidos pela gestão de Marcelo Lima.

[1] https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/sbc/home
[2] https://abcdoabc.com.br/gcm-de-sao-bernardo-novas-viaturas-seguranca/

Leia mais notícias aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *