Projeto Escola do Olhar trabalha educação ambiental em escola pública de Mauá

As atividades propõem a reflexão sobre o meio ambiente utilizando a fotografia como ferramenta de transformação

Muito além de registrar a realidade à nossa volta, a fotografia, atrelada a reflexões sobre assuntos de interesse público, é capaz de transformá-la. Buscando ampliar a percepção de estudantes da escola E.E. Ulisses Victor Gervasio, em Mauá (SP), o Ministério da Cidadania e a empresa Cabot Corporation apresentam o Escola do Olhar. O projeto, realizado pela ONG ImageMagica, tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura e será realizado entre os dias 2 e 15 de setembro.

Com encontros semanais nas escolas, os educadores da ImageMagica desenvolverão a educação ambiental com os estudantes e professores. Nas atividades, além dos participantes aprenderem técnicas fotográficas, será ensinada a importância de perceber o mundo em que vivemos por meio de um olhar crítico, que será transformado em fotografia durante as aulas.

Plantando o Futuro

As oficinas terão a proposta de gerar reflexão e desenvolvimento do olhar com temas baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU, a fim de criar um diálogo entre os alunos e seu próprio cotidiano. Assuntos como sustentabilidade, economia de água e poluição serão tratados nas oficinas.

Durante as atividades, também são realizadas plantações de horta na própria escola, com o auxílio dos estudantes e da comunidade. A ideia é gerar consciência e a autorresponsabilidade sobre o futuro.

“Durante os nossos projetos notamos o aumento de consciência gerada pelos alunos sobre o futuro, a vida e a forma como todos esses elementos refletem nas fotografias. Temos a oportunidade de construir, nas crianças, uma consciência ambiental através das imagens. Com certeza elas farão do nosso mundo um lugar melhor”, relata Andreza Portela, coordenadora de projetos da ImageMagica.

Saída Fotográfica

No decorrer das atividades, os estudantes realizam “saídas fotográficas”, onde colocam em prática todo conhecimento aprendido nas aulas. Os jovens fotógrafos receberão um celular para a produção de fotos dentro da escola, utilizando um aplicativo. Além das imagens, os participantes criam uma legenda, que complementa a mensagem transmitida.

Conexão com a Comunidade

Ao final da oficina, os alunos serão prestigiados em uma cerimônia de formatura aberta à comunidade, com entrega dos certificados de participação. A escola também receberá uma linda exposição com as fotografias e mensagens criadas pelos participantes.

Protocolo de prevenção da covid-19

Em todas as atividades serão seguidas as orientações da OMS para prevenção da Covid-19, como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização constante das mãos.

Serviço

Local: E.E. Ulisses Victor Gervasio

Endereço: Rua Maceió, 306, Jardim Oratório – Mauá

Datas: 02, 08, 09, 10, 13, 14, e 15/09

Sobre a Cabot Corporation

A Cabot Corporation é uma empresa líder global em especialidades químicas e materiais de desempenho com sede em Boston, Massachusetts, EUA. Sua atuação global consiste em mais de 40 instalações de fabricação em todo o mundo. Como líder de mercado, colabora com os clientes para encontrar soluções inovadoras que os ajudem a desenvolver seus próprios produtos para uma ampla gama de indústrias, desde transporte e infraestrutura até meio ambiente e bens de consumo. Possui uma cultura baseada em quatro valores fundamentais: respeito, integridade, responsabilidade e excelência em tudo o que faz e opera com práticas comerciais sustentáveis que garantem o bem-estar de funcionários e clientes, bem como das comunidades do entorno.

Sobre a ImageMagica

Fundada pelo fotógrafo e empreendedor social André François, a ImageMagica tem como missão promover o desenvolvimento humano por meio da fotografia. Com a convicção de que a transformação começa pelo olhar, a ONG desenvolve ações nas áreas de educação, saúde e cultura estimulando as pessoas a refletirem sobre o seu entorno e, assim, transformarem a si próprias e o ambiente onde vivem. Desde 1995, já foram mais de 400 mil olhares transformados com projetos realizados em 19 países. Saiba mais em: https://imm.ong/

Foto: ImageMagica/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.