Leitura e Interpretação de Histórias em Quadrinhos é tema de webinário dirigido aos professores de língua portuguesa

No dia 26 de maio de 2021, às 19h30, será realizado um evento online, promovido pela FASB – Faculdade de São Bernardo – como parte da comemoração de 50 anos da instituição e parte de seu circuito de palestras FASB talks.

A transmissão do evento será realizada no canal da instituição no YouTube, terá a duração programada de 90 minutos e é aberta a todo o público interessado em entender como ler imagens em comics e histórias em quadrinhos (HQ).

A palestrante é Caroline Adriana Mendes Burach (UFRGS), doutoranda em Letras pela UFRGS, mestra em Letras pela UEM e graduada em Letras – Português/Inglês pela Unespar. Área de concentração em Análises textuais, discursivas e enunciativas, especificamente, Análise do Discurso de linha francesa. Pesquisa tem como escopo geral a análise da imagem, a partir de uma proposta discursiva de leitura e escritura de materialidades audiovisuais. Caroline Burach coordena um site e um canal no youtube dedicados ao ensino de língua portuguesa.

Site: www.portuguesmais.com.br

Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCNeYNC9EqMqWGcxdbm8bUZA/featured

A mediadora do webinário é a Dra. Sonia Melchiori Galvão Gatto, coordenadora do curso de Letras da FASB.

No webinário, Burach vai ensinar a ler a linguagem não verbal nas HQ. Embora os alunos se envolvam com diversas linguagens fora da escola, o discurso escolar muitas vezes valoriza mais o verbal ou trabalha a imagem como mero adereço. História em quadrinhos, mangás, charges, vídeos e documentários podem emergir em práticas de linguagem em sala de aula somente como forma de tornar a aula mais atrativa. No entanto, o professor precisa se debruçar sobre como a imagem pode ser explorada efetivamente em sala de aula e como essa prática de linguagem pode evocar um olhar para a não transparência do dizer e para o papel da memória.

Data: 26 de maio de 2021

Horário: 19h30 – 21h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.