Singular promove ciclo de palestras virtuais sobre cuidados, legislação e proteção animal

Neste mês, o Colégio Singular – com unidades em Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul – comemora 13 anos da ESPA – Equipe Singulariana de Proteção aos Animais, a qual tem a missão de colaborar para o fim do grave problema do abandono de animais.

Para comemorar o aniversário da ESPA, o Singular promoverá na próxima semana, entre os dias 24 e 28 de maio, às 19h30, uma programação repleta de palestras e bate-papos com especialistas sobre o assunto. A transmissão será aberta e poderá ser acompanhada por meio do canal  YouTube.com/singularanglo.

A abertura da semana trará o tema: A Espa em seus 13 anos de existência – fundação, projetos e atividades, ministrado pelas fundadoras Rosanella Gambogi Maida e Roseli Denaldi, pela supervisora pedagógica Sandra Lara e pela veterinária e vereadora Ana Lucia Oliveira Meira, no dia 24 (segunda-feira).

No dia seguinte, será a vez de Emergências médico-veterinárias, com Haroldo Domingos  Santos Matos e Valdeci Pereira Gil – proprietários do Hospital Dr. Vet, do veterinário Anderson Coutinho e da farmacêutica Mariana Morari Ferreira.

Animais em condomínios – legislação e regras de convivência será a abordagem da quarta-feira (26), com participação dos advogados Cristiano de Souza Oliveira, Simone Resende e Roseli Denaldi.

Na quinta-feira, Cuidados básicos com a saúde e a segurança dos animais será o tema conduzido por Clarissa Klein (veterinária), Mariana Morari Ferreira (farmacêutica) e Sandra Padalino (coordenadora da ESPA).

E na sexta-feira (28), o evento será finalizado com Maus-tratos contra animais – legislação, penalidades e como denunciar – Animais silvestres e será conduzido pela advogada Simone Resende, que também é presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Animais da OAB Santo André, e os veterinários Felipe Yoshio Fukumori e Christine Prisco Luiz.

A ESPA surgiu como um trabalho complementar para auxiliar os cuidadores voluntários e animais abandonados. Mas, em razão da importância do tema, em pouco tempo de atividade a ESPA foi inserida como disciplina na grade pedagógica do Singular, voltada aos alunos a partir da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental I. Os conteúdos abordam a guarda responsável, espécies em extinção, tráfico de animais e proteção ambiental.

Na Educação Infantil, o assunto envolve jogos, histórias e entrevistas. A partir do Ensino Fundamental, as atividades são intensificadas e as crianças aprendem sobre as necessidades básicas, cuidados e respeito, além de desenvolverem materiais para divulgação e conscientização sobre o assunto.

Todo o trabalho realizado pela Equipe Singulariana conta com uma forte parceria dos protetores independentes e também do apoio da comunidade para a compra de ração e medicamentos. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no portal www.singular.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.