São Caetano registra queda de 60% no roubo de veículos em setembro
Indicadores criminais seguem em trajetória de redução; integração entre forças de segurança e uso de tecnologia fortalecem ações preventivas
O mês de setembro manteve a tendência de redução dos índices de criminalidade em São Caetano do Sul. Dados divulgados nesta sexta-feira (31/10) pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) apontam queda de 60% nos roubos de veículos e redução de 48,28% nos furtos de veículos, em comparação com o mesmo período de 2024.
Durante o mês, a cidade registrou apenas dois casos de roubo de veículos e 15 ocorrências de furto, números que reforçam a eficácia das estratégias de policiamento preventivo e do investimento em tecnologia de monitoramento urbano.
Os dados estaduais também mostram queda de 13,6% nos casos de roubos em geral e redução de 15% nos furtos de objetos diversos, como celulares, cabos, carteiras e itens de prateleira.
Segurança em alta e recordes históricos
Com o resultado, São Caetano chegou ao oitavo mês consecutivo de queda no roubo de veículos. Em julho, o município alcançou uma marca histórica: nenhum veículo foi roubado dentro dos limites da cidade.
“Os números reforçam que estamos no caminho certo da política de segurança pública em São Caetano do Sul. A integração da nossa GCM com as forças de segurança — Polícia Militar e Polícia Civil —, o olhar vigilante da sociedade civil organizada e o avanço da tecnologia nos permitem criar estratégias preventivas e ostensivas de combate à criminalidade”, afirmou o secretário de Segurança de São Caetano, Lourival dos Santos Silva.
Tecnologia e integração regional
A cidade vem se consolidando como referência em segurança pública na região do Grande ABC, com base em ações conjuntas e investimentos em inteligência tecnológica.
Nos últimos meses, São Caetano sediou operações integradas com as forças policiais, como a Operação Impacto, da Polícia Militar, e a Operação ABC Mais Seguro, que reúne guardas civis municipais de toda a região.
Outro destaque é o Smart Sanca — Centro de Inteligência, Segurança e Emergências, implantado pela Prefeitura, que vem apresentando resultados expressivos. Em apenas três meses de operação, o sistema contribuiu para a identificação e captura de quase 70 procurados da Justiça, reforçando o papel da tecnologia como aliada na prevenção e repressão ao crime.
Com índices em queda e reconhecimento regional, São Caetano reforça o compromisso de manter-se entre as cidades mais seguras do Brasil, combinando planejamento estratégico, integração institucional e inovação tecnológica no combate à criminalidade.
Principais reduções registradas em setembro:
Roubo de veículos: -60%
Furto de veículos: -48,28%
Roubos em geral: -13,6%
Furtos diversos: -15%
// Fonte: Prefeitura de São Caetano do Sul
// Foto: Ricardo Quiles/PMSCS
