SUAS FINANÇAS EM UM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO

É fato que o mundo mudou e continuará mudando pós pandemia da COVID-19. Novas formas de trabalho serão consolidadas, novos modelos de negócio serão construídos e principalmente nossos valores ficarão mais claros e estabeleceremos outras prioridades para nossa vida. Fica evidente que a atenção às finanças pessoais se torna essencial, pois com os solavancos dos mercados financeiros e da economia, quem estiver mais preparado irá sofrer menos e conseguirá colocar em prática planos e projetos independentemente do cenário. Além dos investimentos, o mercado de trabalho está mudando e novos conceitos e metodologias serão desenhadas para atender a nova demanda mundial.

Mercado de trabalho

Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que 30% das empresas brasileiras devem manter o home office em sua jornada de trabalho após a pandemia do novo Coronavírus. É claro que nem todos os funcionários podem trabalhar em home office dependendo de sua atividade, mas é uma realidade para quem tem essa possibilidade. A adaptação a esse novo modelo de trabalho foi rápida pela maioria das pessoas, que podem conciliar tarefas de casa com a rotina profissional.

Segundo pesquisa realizada pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, 70% dos brasileiros gostariam de continuar trabalhando em home office, o que de fato mostra a efetividade dessa modalidade de trabalho, se bem estruturada. Abaixo alguns pontos positivos em relação ao trabalho em casa:

  • Aumento da produtividade
  • Economia de tempo de deslocamento
  • Ganho de qualidade de vida
  • Redução de custos para as empresas

Acredito que o home office será definitivamente adotado pelas empresas e profissionais, porém de forma híbrida, com idas aos escritórios menos frequentes, mas não menos importantes, principalmente para determinados segmentos de empresas.

Outro ponto que chama atenção com essa questão é que, se realmente se concretizar o modelo de home office, veremos mais pessoas saindo dos grandes centros para localidades mais afastadas das megalópoles, pois não existirá necessidade de deslocamentos frequentes, proporcionando mais qualidade de vida e oportunidades para a economia local, gerando empregos e aumento da atividade de suas empresas. Com a procura por imóveis nessas regiões menores, consequentemente seu custo ficará maior, o que por outro lado irá gerar oportunidades nos grandes centros. É preciso ficar atento pois esse é um movimento muito importante em nossa sociedade.

Como ficam suas finanças

Nunca na história recente ficou tão claro a necessidade de estar com as finanças equilibradas para enfrentar momentos de turbulência como o que estamos passando agora. Pessoas que negligenciavam suas contas estão enfrentando mais dificuldades em relação àquelas que se planejaram e consideravam em seu plano momentos de crise.

Acredito que o primeiro ponto de destaque em relação ao planejamento das finanças é a necessidade da construção de uma reserva para momentos de dificuldade. A reserva de emergência é fundamental para que você tenha fôlego financeiro diante de imprevistos e crises no mercado. Infelizmente é grande o número de pessoas que tiveram diminuição da renda nos últimos meses, e para quem estava com a reserva de emergências equilibrada, está tendo menos dificuldades e tem certa tranquilidade para buscar novas alternativas de renda.

A reserva também pode ser acessada para grandes oportunidades geradas pelas crises. Com a economia lenta, muitos ativos ficaram baratos em diversos setores, como ações de empresas, imóveis e serviços. Utilizar parte de sua reserva de emergência para oportunidades é fundamental para comprar o que ficou barato e tem potencial de crescimento, obviamente com o compromisso de recompô-la o mais rápido possível.

Estrutura da carteira de investimentos

Mesmo com sua rentabilidade menor, a renda fixa deve continuar a fazer parte da carteira de investimentos. A reserva de segurança deve estar alocada em produtos conservadores e com liquidez imediata, porém, é importante avaliar muito bem e alocar parte de seus recursos em produtos com bom desempenho e com taxas de administração baixas.

Para períodos mais longos e visando a aposentadoria, os planos de previdência privada são uma ótima alternativa. É interessante acessar produtos com estratégias mais arrojadas de composição, pois no longo prazo o retorno será melhor se comparado com fundos mais conservadores.

Para investidores com menos apetite às oscilações de mercado, contar com fundos multimercados e fundos imobiliários pode trazer mais retorno com riscos mais controlados. Os gestores de fundos multimercado, que tem em sua composição produtos de renda fixa e renda variável, constroem estratégias para aproveitar o sobe e desce do mercado, comprando o que ficou barato e vendendo o que está caro para manter o equilíbrio da carteira. Assim como os fundos imobiliários, que distribuem a seus cotistas os rendimentos de sua carteira de imóveis que foi composta através de uma estratégia definida em seu prospecto.

Conclusão

O mundo está mudando a uma velocidade muito rápida, o que nos obriga a estar em constante evolução para acompanhar essas mudanças. É fundamental se envolver com o mercado de trabalho e financeiro para que as oportunidades sejam aproveitadas.

O cenário que estamos vivendo de mudança de rotina do trabalho iria acontecer daqui a cinco ou seis anos, e devido à crise provocada pela pandemia isso nos foi imposto de maneira repentina. Assim como no mundo das finanças pessoais, que nos trouxe um alerta que precisamos cuidar de nosso patrimônio e construir estratégias que englobem momentos de turbulência como esse.

Aproveite o momento para rever planos, gastos e principalmente a forma como está lidando com seu dinheiro. Reveja seus gastos mensais e estabeleça metas para que consiga colocar em prática sonhos e projetos que estejam de fato alinhados com o que acredita. Com conhecimento, planejamento e dedicação conseguiremos enfrentar novas crises sem que nosso bem-estar seja comprometido.

Até breve,

Vitor Capelozza
Planejador Financeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *