De olho no futuro, Colégio Singular muda a forma de ensinar com projeto Steam

Com os últimos acontecimentos e evolução da tecnologia, foi necessário mudar também a forma de ensinar. Para acompanhar os novos desafios do futuro, principalmente, em relação às habilidades – soft skills (comportamentais) e hard skills (técnicas), o Colégio Singular, com unidades na região do Grande ABC, deu um passo à frente e implantou neste ano a disciplina Steam – Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), movimento que surgiu há alguns anos nos Estados Unidos.

O programa foi implantado na grade curricular da 1ª série do Ensino Médio e a proposta também vai ao encontro das exigências do campo profissional, no qual serão cada vez mais solicitados inteligência emocional, pensamento crítico, habilidades em tecnologia e de liderança, criatividade, flexibilidade, tomadas rápidas de decisões e poder mútuo de colaboração e trabalho em equipe.

De acordo com Caio Zampol, supervisor do Ensino Médio, a programação envolve a elaboração de projetos com total interdisciplinaridade, além de atender à Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação. “Nesta disciplina, o aluno é o protagonista. Ele faz as pesquisas, busca informações sobre o tema envolvido, faz o compartilhamento do conhecimento, enquanto o professor é o mediador da exposição e das experiências”, explica.

Com o tema Transformação dos resíduos sólidos e úmidos gerados na escola, os alunos já estão bastante envolvidos na realização dos projetos. Cada equipe teve a liberdade de escolher qual seria a vertente a ser trabalhada – orgânicos, vidro, papel, plástico ou metal para, em seguida, direcionar suas pesquisas a fim de se chegar a um projeto viável de implantação, seguindo processos e conhecimentos adquiridos por meio de intensas pesquisas e experiências.

Entre alguns temas que estão em desenvolvimentos estão: A Ciência por trás do papelão, Trigo cereal nobre, Metal – alumínio na sociedade, Latinha de refrigerante na tecnologia, entre outros. A apresentação de todos os projetos acontecerá no fim do ano.

Como forma de oferecer maior retaguarda aos estudantes durante suas pesquisas e desenvolvimento dos projetos, o Singular está montando nas unidades um laboratório totalmente tecnológico, equipado com TV de  65 polegadas, lousa e mesas digitalizadoras, datashow, computadores individuais para cada mesa de aluno e professor, além de agregar white board e impressora a laser 3D.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.