Consulta com ortopedista também é importante para a saúde da mulher

Especialista pode diagnosticar e tratar problemas ósseos, principalmente na menopausa

São Paulo, março de 2020 – Estamos no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher e é comum que nesta época se aborde a importância de cuidar da saúde desse público. Uma das consultas que se deve incluir no check-up feminino é com o médico ortopedista, principalmente após a menopausa, caracterizada pela última menstruação e que geralmente acontece entre 45 e 55 anos, definindo o fim da fase reprodutiva feminina.
“A queda da produção do estrogênio na menopausa faz com que os ossos das mulheres fiquem mais porosos e menos resistentes, favorecendo o aparecimento de doenças, como a osteoporose. Nestes casos, ainda pode acontecer da mulher sofrer com uma fratura após uma simples queda ou até mesmo um esbarrão”, explica o ortopedista e especialista em ombro e cotovelo e sócio da Clínica LARC, Dr. Layron Alves.
Segundo estimativas,  uma a cada quatro mulheres tem ou terá osteoporose em alguma fase da vida. Como a doença costuma ser assintomática na fase inicial, é fundamental o acompanhamento médico e, possivelmente, a realização do exame de densitometria óssea, que tem como objetivo medir a densidade dos ossos e a possível perda de massa óssea. Além disso, o especialista também pode atuar na prevenção e no diagnóstico da osteoporose.
“Fazer atividade física feita regularmente para aumentar a massa óssea, ingerir uma quantidade adequada de alimentos ricos em vitamina D e cálcio, fazer banhos de sol, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e abandonar o cigarro também são boas orientações para aquelas que desejam viver longe da doença”, finaliza Layron.  

Dr. Layron Alves é ortopedista e especialista em cirurgia do ombro e cotovelo, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC). O especialista é preceptor efetivo da residência médica do Hospital Ipiranga SP. Atualmente mestrando e doutorando em Ciências da saúde na Faculdade de Medicina do ABC. Site: www.clinicalarc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.