Semasa beneficia escolas de Santo André com implantação de hortas

Plantio faz parte das ações promovidas pelo trabalho socioambiental das obras do Complexo Viário Cassaquera

Santo André, 7 de outubro de 2021 – Espaços que estavam ociosos em escolas estaduais e municipais de Santo André começaram a ganhar um destino nobre. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou ações de agricultura urbana, beneficiando a comunidade escolar com a plantação de frutos, temperos, ervas aromáticas e hortaliças. A implantação de hortas é mais uma atividade do trabalho socioambiental do Complexo Viário Cassaquera – que envolve obras de canalização do córrego Cassaquera e um novo viário na avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello.

Terrenos onde antes havia só mato e terra vão ganhar o plantio de cenoura-roxa, espinafre, rúcula, repolho, coentro, escarola, morango, alecrim, manjericão, salsinha, tomate, dentre outros. As escolas estaduais Homero Thon, na Vila Homero Thon, e Valdomiro Silveira, na Vila Guaraciaba, já foram beneficiadas pela iniciativa.

O objetivo de implantar hortas nas instituições vai além de oferecer e estimular uma alimentação mais saudável. Esses espaços verdes promovem aumento do convívio social e do contato com a natureza, além de tornarem-se mais uma ferramenta pedagógica. “Quando a gente faz atividades do tipo ‘fui eu quem fiz’ os estudantes se apropriam mais do conhecimento adquirido. No caso do plantio, eles entendem o quanto é importante preservar o espaço da escola e demais áreas verdes, além de cuidar da saúde alimentar”, comenta Maíra de Lourdes Barbosa, professora de biologia da E.E. Valdomiro Silveira.

Outras instituições escolares e espaços como a Creche Adalgisa Bocaccino Pinheiro de Faro e a Unidade Básica de Saúde do Jardim Carla também vão ganhar hortas. Antes da ação prática, o Semasa realiza atividades de sensibilização sobre o solo e sua importância para que os participantes possam compreender todas as etapas de implantação da horta, bem como saber quais são os benefícios à saúde e ao meio ambiente. Após os alimentos crescerem, a autarquia fará a colheita com as pessoas beneficiadas. O Semasa também realizará o acompanhamento técnico e monitoramento das plantações por três meses.

“É muito bom mexer na terra e plantar. Este tipo de atividade para a minha geração e as futuras é muito importante, pois as hortaliças vão crescer e gerar alimento, o que cria consciência para que a gente possa cuidar do meio ambiente”, afirma a estudante Evellyn Beatriz, da E.E. Valdomiro Silveira.

O trabalho socioambiental das obras do Complexo Viário Cassaquera também está realizando junto à população beneficiada pelas intervenções outras atividades de sensibilização e educação ambiental, como esquetes teatrais sobre resíduos sólidos. Ainda estão previstas oficinas de compostagem e aproveitamento integral de alimentos. A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para o cuidado com o meio ambiente e informar sobre a importância das obras, que já chegaram a 90% de conclusão.

O investimento para as intervenções do Complexo Viário Cassaquera, financiadas pela CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), é de cerca de R$ 40 milhões. As obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, um dos maiores programas do município para trazer melhorias para as áreas de drenagem urbana, resíduos sólidos, infraestrutura e mobilidade urbana.

| Texto: Susi Elena
|
imprensa@semasa.sp.gov.br / 4435-9659
| Foto: Divulgação/Semasa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *