Santo AndréCidades

Jogos Escolares de Santo André terminam com 96 escolas, 12 mil alunos e recorde de participação

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Jogos Escolares de Santo André terminam com 96 escolas, 12 mil alunos e recorde de participação

Os Jogos Escolares de Santo André chegaram ao fim nesta quinta-feira (5), com uma festa no Primeiro de Maio Futebol Clube. A 55ª edição reuniu 96 escolas e 12 mil alunos, com idades entre 8 e 18 anos, o maior número de participantes já registrado pelo evento.

A competição começou em maio. Em junho, as disputas foram interrompidas por causa da Copa do Mundo e só voltaram em agosto. As últimas partidas e provas aconteceram até outubro.

Abertura e encerramento com atletas olímpicos

A abertura teve a pira olímpica carregada e acesa por Edson Bindilatti, andreense e atleta olímpico, que participou de seis edições dos Jogos Olímpicos de Inverno.

LEIA TAMBÉM: Colégio Singular conquista decacampeonato geral nos jogos escolares de Santo André

Na festa de encerramento, esteve presente o maratonista Marilson dos Santos, tricampeão da Corrida Internacional de São Silvestre e bicampeão da maratona de Nova York.

Modalidades e novidade de 2026

Os estudantes competiram em atletismo, basquete, boliche, conhecimentos gerais (em formato de Show do Milhão), cubo mágico, futsal, fut 7, ginástica artística, handebol, judô, karatê, natação, queimada, skate, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

Nesta edição, o jogo de damas entrou na programação como modalidade nova, o que ampliou as oportunidades de participação.

Investimento e premiação

Jogos Escolares de Santo André terminam com 96 escolas, 12 mil alunos e recorde de participação
Jogos Escolares de Santo André terminam com 96 escolas, 12 mil alunos e recorde de participação – Crédito: Alex Cavanha/PSA

Ao comentar o encerramento, o prefeito Gilvan Ferreira afirmou:

“Iniciamos o ano com um orçamento de R$ 10 milhões e vamos fechar com R$ 19 milhões investidos no esporte. Quero parabenizar a todos os participantes, escolas e professores. Praticar esporte traz benefícios e os Jogos Escolares fazem parte desse processo, com a dedicação de cada aluno, criando pessoas que são o futuro da nossa cidade”, comentou o prefeito Gilvan Ferreira.

O Colégio Singular conquistou o título geral. Entre as escolas municipais, a melhor colocação ficou com a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Arquiteto Estevão de Faria Ribeiro. Entre as estaduais, o destaque foi a Escola Fioravante Zampol.

Objetivo da competição

Os Jogos Escolares reúnem alunos de escolas particulares, municipais e estaduais. O principal objetivo é promover a saúde, incentivar a convivência e fortalecer os laços entre professores e estudantes.

_____
Por: Odair Junior/ABC Agora

Leia mais notícias aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *